Pular para o conteúdo principal

A TERRA DE NODE- ESTUDO BÍBLICO





 
Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node.

A Palavra ‘Node’ no hebraico significa “Exílio”, "Fuga", pode ser entendida como “Terra do Exílio” ou “Terra da Fuga”, ou ainda como “Terra de Peregrinação”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho.

Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.
 Saiu Caim da presença de Jeová, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
Conheceu Caim a sua mulher; ela concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade do nome de seu filho, Enoque.
A Enoque nasceu Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque. Gênesis 4: 14-18



                                                                                                               I.      As Suposições sobre a Terra de Node?


Há duas correntes teológicas famosas sobre a Terra de Node. A Primeira defende a idéia que esta Região já era habitada por Node e sua família, alguns crêem que era uma família de gigantes. Outros acreditam numa família de porte normal, as suposições são diversas, mas, ambas defendem a opinião que a Terra de Node, onde Caim se refugiou após assassinar Abel, já era uma terra habitada.

A Segunda segue uma linha completamente oposta, alega que a Terra de Node era uma Terra onde nenhuma família havia. Caim fugiu para uma Terra estranha, desconhecida e desabitada por pessoas, era conforme o significado do nome, “Terra da Fuga”. 

As suposições que declaram que a Terra de Node era habitada entram em contraste com Bíblia.

Também entram em conflito com a Bíblia as suposições que afirmam que a Terra de Node foi fundada por um homem chamado “Node”, daí, com a chegada de Caim, uma das filhas de Node casou-se com Caim gerando filhos e filhas.

Porém, essas suposições caem por Terra, quando a Bíblia declara que a Família de Adão e Eva era única família existente, e, não vieram de outro planeta. O Homem foi formado com a matéria prima (pó) extraída do planeta Terra, Deus assoprando em suas narinas deu o espírito de vida, fazendo do homem uma alma vivente, o primeiro ser humano, enquanto Eva era a mãe de todos os viventes (Gn. 3: 20). 

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:6-8


... E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental... O Jardim do Éden foi plantado para o homem habitar e formar sua família, não há registro dentro da Bíblia que a Terra de Node era habitada por outra família. O que torna bastante frágil qualquer teoria que se sustente na idéia que a Terra de Node continha famílias antes de Caim chegar lá.



                                                                 II.      As Evidências Bíblicas que a Terra de Node não havia Famílias

Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
¶ E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; Gênesis 4:12-17


As Evidencias que a Terra de Node era desabitada por família surgem no próprio texto sagrado, veja algumas:

a)     Disse Caim: “... Serei fugitivo...”: Ora, um fugitivo necessita se refugiar numa terra onde ninguém o conhece. Se, Node de fato fosse um cidadão, seria conhecido pela família de Adão, inclusive de Caim e Abel. Não seria o melhor lugar para Caim refugiasse.

b)     “... E será que todo aquele que me achar, me matará...”: Como Caim estava fugindo de pessoas com receio de ser morto, ele precisaria habitar numa Terra desconhecida completamente desabitada por pessoas. Daí justiça o nome Terra da Fuga (Node).

c)      O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. Caim habitando numa Terra desconhecida de todos; se alguém tivesse que matá-lo necessitaria de procurá-lo, neste caso a Terra de Node seria uma Terra de Exílio, desconhecida.

d)     E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. Até então, o texto passa a idéia que apenas a Região do Éden era habitada por civilizações. Enquanto, que a Região da Terra de Node ao Leste era uma área inabitada.

e)     Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Gênesis 4: 11-13.  A Terra de Node com a presença de Caim seria automaticamente amaldiçoada, ela ‘não produziria com tanta força’, seus frutos de algum modo estaria comprometidos. Uma terra assim não atrai moradores.

f)       E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque... O Verbo ‘Conheceu’ aqui denota ‘Relação Sexual’, como se ver em textos como Gênesis 4: 1,25. Onde relata que Adão ‘Conheceu Eva’ e gerou Caim, e ‘tornou a conhecer sua esposa e gerou um filho chamado Sete’.

g)     E chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque... Não havia uma Cidade na Terra Node, foi necessário fundar uma cidade lá, mais uma prova e evidencia que a região era desabitada por pessoas, a primeira cidade na Terra de Node levou o nome do filho primogênito de Caim, Enoque.

h)      Outra evidencia que foi no Jardim do Éden que a primeira família foi formada é a criação da mulher. Adão não buscou uma mulher para ser sua parceira em outra parte do planeta Terra, pois nem existia nenhuma mulher. Deus lhe pôs um sono profundo. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2: 18

i)        ...E habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Conheceu Caim a sua mulher; ela concebeu, e deu à luz a Enoque. O Texto não diz: “Onde encontrou Caim sua mulher”, ao invés disso o texto denota que Caim já era casado antes de chegar a Terra de Node, e lá gerou filhos e filhas.

j)        ...E habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Conheceu Caim a sua mulher; ela concebeu, e deu à luz a Enoque (Gn. 4: 16,17) Caim não foi a Terra do Exílio (Terra de Node) para casar por lá e fazer família; Caim já estava casado, mas não tinha filhos e filhos. Após o assassinato de seu irmão Abel, não havia mais ambiente para Caim permanecer junto com seus familiares. Daí justifica-se sua Fuga para uma terra de exílio, distante onde ninguém poderia encontrá-lo para matá-lo.
k)       


    III.      Caim casado com a própria Irmã?

 
À Medida que vamos lendo os capítulos 1, 2, 3,4 e 5 de Gênesis conclui-se que a Adão e Eva era o único casal de ser humano existente no planeta.  E para procriar Adão e Eva geraram muitos filhos e filhas, tornando assim possível a união conjugal entre irmãos, que mais tarde foi proibida com a Lei de Moisés (Levítico cap. 18) cerca de 1.500 anos após a morte de Adão.  

Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.
E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.

E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:1-4

Levanta várias evidências que Adão e Eva geraram filhas além de Caim e Abel. Possibilitando Caim fugir para a Terra de Node com uma de suas irmãs e lá procriar.

E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; Gênesis 4:16-17


Apenas um Homem e uma mulher foram criados, e destes vieram todos os seres humanos. Sendo Eva a mãe de todos os viventes e Adão o primeiro Homem e único até o nascimento de Caim seu primeiro filho. Assim elimina-se a hipótese de que houvesse outra família além da família de Adão e Eva.

E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20

Adão e Eva geraram filhos e filhas permitindo assim o casamento de Caim com uma de suas irmãs, antes de se refugiar na Terra de Node.

E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:4


 A Bíblia revela que Caim foi o primeiro filho do sexo masculino do casal, todavia, revela de modo “quase” implícito que antes de Caim Adão e Eva geraram “Filhas”. Eva alegra-se muito quando gera Caim e diz: ... Alcancei do SENHOR um homem. Gênesis 4:1

Em nenhum lugar a Bíblia afirma que Caim era o primogênito de Adão e Eva. Como se faz em outras referencias bíblicas cito alguns exemplos.

 Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar. Gênesis 38:6
  
E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.Gênesis 41:51

E estes são os nomes dos filhos de Israel, que vieram ao Egito, Jacó e seus filhos: Rúben, o primogênito de Jacó. Gênesis 46:8
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. Mateus 1: 25



 ACESSE: 

http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2014/06/as-filhas-de-adao-e-eva.html


Comentários

  1. Creio que sua visão está equivocada, na Biblia não diz nada sobre ele ter levado com ele uma irmã dele, e ele "saiu da presença do Senhor", a irmã dele teria a mesma culpa saindo também da presença do Senhor? O que ela teria feito para ter que "fugir" com ele? A Biblia mão diz nada sobre isso porém creio que vocês estão "passando por cima" do fato de que Deus criou os animais e o homem e a mulher a sua imagem e semelhança (porém eram apenas "seres viventes" e não eram ainda "almas viventes", não possuiam "alma" assim como todos os animais), Eva não é a mãe dos "seres viventes" e sim das "almas viventes", se Eva fosse mãe de todos os viventes, seria então a mãe de todos os animais. Gen 4 v 16 diz que Caim saiu da presença do Senhor, e no vers 14 vemos que Caim disse: eis que hj me lanças da face da terra, também da tua presença ficarei escondido, serei fugitivo e vagabundo na terra (repetindo o q Deus ja havia dito) e ele completou "por ele" que qualquer q o encontrasse o mataria, porém no verso 15 Deus disse que quem matar Caim seria vingado 7 vezes (então havia quem poderia matar a Caim, caso contrario não haveria dito isso). Enquanto os "religiosos" não abrirem os olhos e ver inclusive fatos que a própria ciência está mostrando, encontrando "homens" mais antigos que Adão e Eva, vai afastar de Deus pessoas que por não aceitarem essa "historinha" de irmão com irmã, (incesto) acabam nem lendo a Biblia para conhecer mais e se afastam de Deus. A Biblia é clara, Deus criou os animais e o homem e a mulher, e somente depois criou Adão e Eva que eram humanos "com alma" e os únicos que não eram apenas "coletores da natureza", mas que passaram a lavrar a terra. Existem fatos que os livros selecionados da Biblia não menciona e que se depender dessa visão limitada, não terá explicação, como de onde vieram os gigantes. Não devemos nos limitar no que foi ensinado, vamos aproveitar a ciência e as descobertas e reler os textos biblicos que estão dizendo e estão "sendo ignorados".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você meu irmão,logo no inicio do vídeo quando ele fala qua é pastor,já deixei de acreditar ,os teólogos sérios de todo mundo,jamais conseguiram tal explicação,realmente muitos acontecimentos eles ignoram ou não querem passar a verdade,afinal existe muitos segredos ocultos nas escrituras que se fossem revelados seria um caos total,fica na paz!

      Excluir
    2. Não existe duas criações de seres humanos, só existe Adão e Eva, essa foi a vontade de D'us, qualquer outra forma de interpretação das escrituras sagradas em relação a esse assunto será mera heresia, dos seres humanos só descende de Adão e Eva e ponto final, Caim casou sim com uma das filhas de Adão e Eva, o que se explicou nessa pesquisa está correto, se for ver por outro lado aí vai morrer toda a nossa fé em D'us, pois o mesmo não poderia ter nos enganados em relação a sua criação..

      Excluir
    3. Descordo do seu ponto de vista amigo Anonymous,D'us criou uma vez só, primeiro Moisés disse que criou e depois como criou. A Bíblia é muito simbólica uma hora fala da eternidade outra hora da terra no mesmo verso. Por exemplo, dia quer dizer ayon, que quer dizer um tempo muito grande que não dá para contar, não é 24 horas. D'us criou todas as coisas com organização. A palavra Adão quer dizer (ADAMAH) em hebraico, procedente da terra, não fala que ele foi encarnado, mas quer dizer procedente da terra ou do Verbo de D'us. E além do mais Moisés escreveu o livro de Gênesis e os outros 4 livros do Pentateuco ou Torá que são os 5 livros de Moisés milênios depois,e essa terra de Node para onde Caim foi, era conhecida no tempo de Moisés e não que existia algum nome Node no tempo de Adão, pois ainda não se tinha definido geograficamente lugares ou região ou Clãs familiares na época de Adão, só após a saída de Caim e sua mulher de diante de seu Pai Adão, para essa terra terra desconhecida que passou a ser chamada terra de Node já nos tempos de Moisés, e não que existisse esse nome Node no tempo de Adão quando foram para esse lugar desconhecido. Sobre os gigantes que vc fala é muito simples entender, Adão e Eva caíram em pecados no Jardim e iam morrer agora, eles foram feitos para viver para sempre, então através deles entrou o pecado no mundo e a morte, e pecado tem consequências (maldição), daí então começa a deformação genética na criação dos humanos que veio através de Adão e Eva. Se estiver pensando que esses gigantes são filhos de anjos caídos vc está redondamente enganado, pois os anjos não se casam e nem se dão em casamentos conforme disse o Messias(Jesus. E também, se os anjos caídos gerassem filhos com mulheres humanas, por que não continuaram, se eles andam por aí ainda? A questão do incesto que vc falou de reprodução da raça humana com os de seus próprios parentes, entenda meu caro, não havia leis ainda estabelecidas naquele tempo, e enquanto não a lei não havia como cobrar os pecados por incesto, D'us é justo amigo, agora quando Moisés escreveu tudo isto, aí sim tinha leis claras na presença de D'us e dos homens e quem desobedecesse morreria conforme o código penal do decálago... Outro sim: Se é como falam que Anjos tiveram casos com mulheres humanas, então não nasceriam seres humanos para reprodução por ser espécie diferente uma da outra, conforme a ciência já que vc tocou no nome dela na sua dissertação,seriam híbridos e não teriam sequência de vidas; é bom te lembrar que esses seres gigantes morreram juntos com os demais no diluvio, e aí veio outra família a de Noé e deu sequência a criação Humana da parte de Adão e Eva, e quando se formou as raças os anjos conheceram mulheres depois? E mesmo assim teve gigantes, não é isso? E agora como vc me explica isso? Se só Noé e sua família se salvaram sendo de D'us e pelo que sabemos noé descende de Adão, e agora? De que raça vc é? de Adão e noé ou de uma outra raça que vc afirma ter existo paralela a de Adão? O texto usado para defender a sexualidade dos anjos, Bereshit (Gênesis) 6, é um texto obscuro, e, por isso, é interpretado erroneamente. Entretanto, o texto que nega tal sexualidade é cristalino em sua clareza. Quem pensa que anjo tem sexo, segue o tipo de “lógica” que pode levá-lo a crer que o próprio D'us possa ser sexuado pelo fato de ter um Filho. Sabemos, porém, que nada disso faz sentido. Os seres humanos podem ser filhos de D'us ou filhos de satã sem que isso signifique a existência de alguma sexualidade espiritual.

      Excluir
    4. Se formos analisar a Gênesis apartir do ponto de vista do Adam Kadmon pode ser que venha a luz uma nova interpretação que faz mais sentido ao invez de quebrar a cabeça com uma cronologia absurda, o plano fisico so veio a ser como conhecemos em Davi , maulkut até então não era como conhecemos

      Excluir
    5. Quemot poderia matar Caim era seus parentes antes dele ir para a terá de node ,também seus filhos após ele ter ido para a terra de node e ter constintuído família, feito filhos

      Excluir
    6. Realmente amigo (a)
      Daí cabe-nos lembrar da primeira criação quando DEUS descansa da criação dos céus e da terra e "todo seu exército daí fazer-nos a ligação com a criação do homem de alma vivente, que pó DEUS é posto no Jardim.
      O que acontece depois é que o casal de alma vivente, digo o casal porque da costela fora criada Eva porém mulheres já haviam sobre toda a terra assim como homens (Genesis 1:27.28)
      Portanto, o camarada podia até ser fugitivo e vagabundo na Terra mas estava vivão e haviam os viventes, homens e mulheres , pertencentes ao referido exército criado por DEUS.
      Quanto a terra de Node penso que como a terra ja não produziria mais com a Sua força, penso eu ser uma região despovoada com abundância de alimentos porque era vagabundo e como ele devia viver com medo e por ali ter ficado concluo que encontrou ali todos os favores que uma terra pode oferecer a um fugitivo e vagabundo e penso que DEUS ainda assim mostra nesta passagem grande misericórdia.
      A paz

      Excluir
    7. Não sei se só eu entendi mais na bíblia não fala que Adão foi o primeiro humano a ser criado por deus porque em geneses fala que no sexto dia deus criou os seres humanos então pra mim já indica que deus criou outros humanos e depois ele criou um jardim no luga que ja se chamava edem e ai da água que brotava na terra ele juntou o barro e moldou o homem e sobrou nas suas narinas a vida e ele colocou esse homem no edem para toca conta do jardim e colocar nomes nos animais e fala que não conseguiu uma companheira ideal para Adão e da sua costela criou a mulher perfeita para Adão e no que entendi foi após a maldição que deus deu a Eva que ela passou a ter desejo por Adão e ai teve caim e quando deus amaldiçoa caim ele ja é casado no meu entendimento e provavelmente ele casou com uma mulher dos primeiros humanos que deus criou bom posso esta maluco mais acredito que é isso que diz na bíblia

      Excluir
    8. Quanta besteira, para que Deus criaria seres humanos parecidos com animais? Qual a finalidade? Isso é ridículo

      Excluir
    9. Está dizendo que existiram homens antes de Adão e Eva? O amigo é cristão? Temos que usar a ciência só pra comprovar o que as sagradas escrituras dizem, mas com cuidado pq a ciência diz que o mundo surgiu pelo Big Bang.

      Excluir
  2. Bom...vejo que o pastor quer passar ums idéia...mas os textos referente sugere que havia outros habitantes sim...porque então caim estava com medo de ser perseguido se não haveria ninguém la para persegui lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim haviam outros habitantes pois quando Deus criou o homem é a mulher lhes deu uma ordem gen.cap1-28fruticai e multiplicaivos e echei a terra....Caim tinha irmãos e irmãs pela terra

      Excluir
    2. O livro de genesis nao foi o primeiro a ser escrito. Ele e colocado como primeiro na biblia para entendermos o inicio de tudo. Sendo assim,quem o escreveu deixa a entender q caim se casou sim c a irma ja q eles tivrram filhos e filhas nesses vaaarioooss anos de Adão. Qto aos gigantes, mais a frente diz q os filhos de Deus escolheram filhas dos homens p eles,o q segundo alguns estudiosos,sao os gigantes da epoca.vale lembrar q a historia nao foi escrita cronologicamente,tai o porque de algumas coisas parecerem nao se encaixar mas se vc ler estudando as ligações vai ver q a palavra é sim,perfeita. seria muito facil ler a biblia como um livro normal sem ter q pesquisar p conhecer a Deus profundamente.

      Excluir
    3. olha eu prefiro observar cuidadosamente porque é uma responsabilidade muito grande para Nós que pregamos e ensinamos a palavra de Deus.e como alguém me pedir informações para chegar em um certo endereço e eu sem ter certeza indicar a direção errada.entao eu acho melhor dizer que não sei.porque o que eu vejo aí é muitas ideia.esperculaçoes e não certezas.e isto é um perigo pensamentos individuais. eu aconselho que estudem mas todos.amem

      Excluir
  3. Concordei com tudo era o mesmo pensamento que eu

    ResponderExcluir
  4. Tudo que vemos aqui são apenas conjecturas, pois a bíblia não é clara o bastante para afirmarmos categoricamente de determinado raciocínio a esse respeito esteja correto.

    ResponderExcluir
  5. Entendo que cada um coloque seu ponto de vista, mas não tentemos induzir as pessoas.
    No meu ponto de vista se Caim conheceu uma das suas irmãs, não está implícito ou explícitos e nem em parabolas no livro da Genesis. E continuando o meu ponto de vista, Deus criou o homem e a mulher a nossa imagem conforme a nossa semelhança juntamente com a criação dos céus e da terra de acordo com G1,26,27,28 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    Gênesis 1:27,28. Adão e eva foram feitos almas viventes assim como alguns seres feitos durante a criação. G1,24: E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. Então houve distinção entre imagem e semelhança e alma vivente. Ou seja, Adão e Eva eram almas viventes que viveram no Éden e quando comeram o fruto proibido passaram a ser imagem e semelhança, pois tiveram o conhecimento do bem e do mal como os que foram criados a imagem e semelhança. Deus não disse a Adão e Eva quando eram almas viventes: Frutificai-vos e multiplicai-vos. Só lhes foram concebidos isso após se tornarem almas viventes. No meu entendimento já haviam povos quando Caim foi para a terra de node(peregrinação).

    ResponderExcluir
  6. Só havia Adão e Eva depois seus filhos Caim e Abel eram homens, Caim matou Abel, sobrou Adão Eva e Caim, então com quem Caim casou? quem foi a mulher de Caim, e porque na igreja ninguem fala sobre isso? A terra de Node que terra é essa, existem relatos sobre essa terra? eu cheguei a conclusão, quanto mais vc vive, menos entende a vida... Um dia um homem foi comprar pão, sobrou algumas moedinhas, ele passou e viu uma loterica, decidiu jogar, e no outro dia, era milionário, enquanto a maioria passa a vida inteira, trabalhando, pegando trem lotado, o cara bastou jogar umas moedinhas para resolver a vida, vai entender a vida amigo isso é impossível, então quem sabe eu possa me tornar algo melhor, contando apenas, com o inesperado, sorte, seja lá o que for, porque trabalhando é a forma mais medíocre, que existe para ser alguem na vida, putz o assunto é a terra de node já mudou completamente o papo neh kkkkkkkkkkkk abraços a todos é isso aí vamos nos comunicar e aprender porque é o que nos resta. Eu sou a favor do trabalho, mas do trabalho que Jesus pregava, vc trabalhava e tinha o justo salário, hoje em dia o cara trabalha ganha 1000 e a empresa que ele trabalha ganha 60 mil, aí fica dificil neh meu filho rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ !
      Leia nossa postagem:
      As Filhas de Adão e Eva

      http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2014/06/as-filhas-de-adao-e-eva.html

      Excluir
    2. Por que anônimo? Tem medo do que?

      Excluir
    3. Gostaria de lembrá-los que Eva diz alcasei do senhor uma varao(filho home) subtende-se que ela já havia tido filhas !
      E que só se multiplicam onde já houvesse dores !

      Excluir
  7. Bom irmãos eu a credito que como a Biblia por muito tempo só um livro quer somente os padres ou quem tinha muito dinheiro e prestigio poderia ter uma Biblia e com isso somente a igreja catolica tinha o poder a bsoluta sobre a Biblia poderia ter retirado o que bem entendesse veja bem 2 prova cabais que ezistia mais gente na terra. vamos la na 1º iposse se não tinha mais ningeu porque Caim e ter esta preocupação veja o que ele falou para deus E será que todo aquele que me achar, me matará.. vamos a 2º ipotessi Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.neste trecho pra mim esta a comfirmação de que existia mais gente na terra, porque se não existici deus tinha vai pois quem pode te matar se agora só existe você seu pai e sua mãe espero etr contribuido para o edbate.......

    ResponderExcluir
  8. Não falem o que a biblia não diz nem Deus disse

    ResponderExcluir
  9. Eu vou viver toda as minhas,vida assim...????

    ResponderExcluir
  10. Oque não se leva
    em conta era a idade de caim nesse acontecimento e outra claro que eu posso estar errado mais quem disse que caim e abel foram os primeiros filhos de adao e eva eles são citados pois a partir deles aconteceram coisar importantes para a nossa fé ou seja obediência ( abel ) e desobediência ( caim ) alguns escritos judaicos antigos sugerem que Adão e Eva tiveram 50 filhaos porém so caim abel e sete nem citado
    Agora sete nasceu quando adao estava com 130 anos da saída do jardim do edem .ora em um espaço de 130 anos so havia na terra adao eva caim abel e sete alias e sete casou com quem ? Claro com uma irmã ou prima e outra caim também já poderia ser casado a muito tempo e Enoque poderia não ser o primeiro filho dele também será mera coincidência esse filho chamar Enoque também ora eu penso que não alias se não for o Enoque de Deus nasceu mais de 500 anos da saída do casal do edem ora se for assim qual seria a idade de caim mais 600 anos e porque um enoque de caim creio que por influência de satanás para se opor ao Enoque que andava com Deus alias se Deus o tomou para si para ele não ver a morte é porque havia uma ameaça?? Ora não aconteceu 2 criação foi uma criação primeiro falada e depois explicada ora claro cada um livre para interpretar as escrituras da melhor forma possível mais DEUS não é DEUS de confusão
    E aquilo que cabe a nos saber daquela época foi nos revelado ora e as coisas encobertas pertencem ao nosso DEUS claro isso não impede ninguém de fazer conjecturas como eu fiz mais destorcer a palavra de DEUS não
    Ora tudo é tão simples somo obra e criação de um DEUS QUE NOS AMA ATRAVÉS DO NOSSO SENHOR JESUS
    um abraço a todos e me desculpem por eventuais ignorância espiritual

    ResponderExcluir
  11. me permitam uma pergunta..se todos gigantes morreram no dilúvio,como é possível que Davi tenha matado um milênios depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anjos tiveram filhos gigantes mas isso não significa que também não nasceram filhos normais.
      Com isso o DNA dos gigantes também passou o diluvdi com os decenddescende noe. Assim como pode nascer criança branca em uma família morena e criança morena em uma família branca,vem dos ancestrais.

      Excluir
  12. Cheguei aqui atraves da entrevista de Chico Xavier no pinga fogo de 1971. De alguma forma todos os comentarios possuem boa argumentacao. Realmentw um mistério da fé.

    ResponderExcluir
  13. Foi tirada minha dúvida,de qnd eram perguntadas não pude obter respostas

    ResponderExcluir
  14. Vejo muitos debates acerta desta passagem, porém ao meu ponto de vista, terra de node já era habitada.. a Bíblia não relata tal humanidade além de adão e Eva , mas também não afirma que não existiu, então eu vejo uma possibilidade de 50% para cada lado, porém algo que me intriga, se não houvesse uma outra população porque seria colocado em Caim um sinal? No capítulo 4:15 ao meu ver dar-se a entender que havia sim outro povo.. saindo um pouquinho de Genesis e indo em Isaías 14:12 dar-se a entender que antes que Lúcifer fosse lançado, ele dominava nações na terra,isto é antes do jardim.E nunca achei relatos bíblicos que esta nação foi destruída, talvez a terra de node poderia haver ainda desses povos.. voltando para Genesis 4:16 o oriente pode ser uma terra de milhões de metros quadrados. E Caim edificou sua própria cidade com o nome de seu filho, pois no verso 17 diz que Caim edificou uma cidade . Talvez pela dimensão do oriente já existia várias cidades lá.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom tem bases bíblicas entao é verdade....Deixo somente pra efeito historico deixo ressaltar algo...aqu: Os gigantes ...os Dinossáuros...ou Anjos materizados...se existiram na bíblia nao discordando....por que tem evidencias e poucas....mas foi deixado....pra apreciaçao e entendimento somente numa forma logica neh?.....mas isso nunca foi o foco da Criaçao....de Deus

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Cláudio e digo-vos que Node foi um homem e sogro de Caim. Pois no livro do Genesis 1:27 Deus no sexto dia de criação fez o homem e a mulher e no Gn 2:7 voltou a criar outro do pó da terra e o levou para lavrar e guardar o jardim criado no oriente Éden.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tá Brincando né? Essa afirmação sai do contexto total do texto...o verso 26 fala da decisão de Deus de criar o homem e no verso 28 dá a ordem expressa de multiplicar e fecundar...no verso 29 vem a advertência para não comer da arvoár do conhecimento do bem e do mal...não tem a menor lógica Deus ter criado outro homem com base no verso 27...pois toda a história de Adão e Eva estaria comprometida

      Excluir
  17. Concordo com o estudo, era oque eu também imaginava e interpretava,realmente conhecer na bíblia significa ter relações sexuais, Caim poderia ter levado sim sua esposa, pois e possível que ele já era casado só não tinha filhos gostei do estudo

    ResponderExcluir
  18. A Biblia, na duvida temos que Buscar a Orientaçao do Proprio interprete o Espirito de Deus.
    Muitos tem conhecimentos e Ipoteces mas nesta Momento Historico a um Grande Ponto de ( ? )

    ResponderExcluir
  19. eu gostaria de saber sobre os gigantes,ja que a arqueologia mostra que eles realmente existiram. de quem eles descendem?

    ResponderExcluir
  20. É um absurdo que em pleno ano de 2018 as pessoas acreditem que só existia Adão e Eva, e que não havia outras civilizações, ridículo isso, Node uma cidade a própria Bíblia diz isso, ou vcs são burros ou não sabem ler e interpretar, oque então lendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que podiam ser seres alienigenas ue!!! Porque nãoooo???

      Excluir
  21. Graça e paz,eu quero em primeiro lugar louvar a Deus por estarmos construindo um pensamento sem intenção de diminuir ou tripudiar sobre o outro.Vamos ao assunto.
    Adão e Eva foram os primeiros , vejam vcs que Adão viveu 930 anos. E disse o Eterno assim que o criou em 1:28 ...sedes fecundo e multiplicai-vos , enchei a terra...,Eu acredito que no meio de todos os filhos que Adão teve só há um relato desses três filhos porque o Eterno queria nos ensinar algo que seria fundamental para as gerações futuras . Eu tenho uma colocação a fazer vcs não perceberam que quando observamos os escritos que fala da genealogia de Caim e de Adão seria uma coincidência todos terem seu primogênitos homens !!! Reparem que no capítulo.4:1 ...Disse adquirir um varão...,estamos descartando a possibilidade de antes de Caim terem nascido várias varoas.olhem outra coincidência depois de Caim é Abel, Adão para de fazer filhos ? As vezes precisamos olhar pelas condições humanas, ou vcs acreditam que Eva só gerou dois filhos homens e só foi gerar Sete depois que Caim mata Abel? As mulheres não eram contadas. E como já foi mencionado era inevitável casamento entre irmãos . O próprio Abraão era meio irmão de Sara por parte de pai. Bom espero de alguma forma ter contribuído para que haja luz no nosso entendimento. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Se pararmos para lêr genesis com calma e respeitando todo texto e contexto, sera muito facil e simples entender, que autor cita os fatos, e enseguida explica dada um deles. Não existiu duas Evas e dois Adão. Nem taopouco duas criação.


    Ele escreve a história depois explica!!! É simples assim, precisamos fazer uma boa exegese dos textos, para não fazer conclusões antecipadas pegando apenas um versículo e fazendo heresias.

    Quando forem estudar a palavra de Deus precisamos nos esvaziar dos achimos, e feixar o Espirito Santo nos conduzir abrindo nossos olhos e dando nos entendimento.

    ResponderExcluir
  23. De uma coisa tenho certeza Adão não teve sogra e nem caminhão.

    ResponderExcluir
  24. Pela idade de Adão há a possibilidade de sim de que Caim tenha casado com a de suas irmãs ou sobrinhas , a Bíblia relata que a ordem do Eterno era que Adão se multiplicasse e Caim disse "qualquer que me achar me matará " como exposta acima não havia uma visão geográfica e no maias quando Caim deixa a face do Senhor, ele estabelece morada próximo ao éden não foi muito longe, não havia a lei do incesto, que só será promulgada no deserto com o povo de Israel após o êxodo, ele Caim? Casou-Se com uma de suas irmãs ou sobrinhas que levou consigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando leio esses trechos da bíblia tento extrair que tudo era muito complexo para se explicar detalhadamente na Bíblia, assim tudo é em forma de alegoria. Outro ponto é, dos acontecimento até tudo ser escrito houve um lapso temporal gigantesco!

      Excluir
  25. Senhores todos discutem mas sabemos que falta muita coisa na bíblia falta livros e sabemos que também foi modificada diversas vezes por isso tem coisas que não batem então não adianta chegar a um acordo nem a uma exatidão do que aconteceu

    ResponderExcluir
  26. Vi tanta interpretação errônea que só Jesus na causa.
    Adão foi sim o primeiro homem, quando se fala de seres viventes, se fala de animais irracionais.
    Vejam, quando Deus da d ordem para miltiplicar e frutificar, se concretiza então Salmos 1:1,2 quando se fala sobre o ribeiro e as estações certas para frutificação, ou seja, Adao e Eva não tunham conjunção carnal, acontecia naturalmente em seu tempo certo, Adão chama Eva de mae de todos os seres, como ele saberia o que e ser mãe?
    Outro ponto que indica que Eva ja tinha filhos no Éden é que qdo Deus dá a sentença de que multiplicará as dores de parto de Eva, vemos que ha aí uma brecha para analisarmos que nao se multiplica algo que não existe!

    ResponderExcluir
  27. PELO QUE LI DEUS AMAVA CAIM E OLHAVA ABEL COMO UM TRAÍDOR

    ResponderExcluir
  28. PELO QUE LI DEUS AMAVA CAIM E OLHAVA ABEL COMO UM TRAÍDOR

    ResponderExcluir
  29. Me chamo ALESSANDRO ..muito bom o assunto tratado ...crei que vai edificar á muitos ... e também o depade espiritual que serve pra reflexão, para continuar a manter nossa mente (alma,espirito e o corpo)ocupada nas coisas Divinas .....
    Levantamos nossas mãos cançadas sem contendas e sem íras...pra ajudar nossos irmãos que estão nascendo ...
    Lembre-se:o foco sempre será JESUS (O CAMINHO A VERDADE E A VIDA DEUS ABENÇOE SEMPRE A TODOS UM ABRAÇO DO SEU IR.EM CRISTO FIQUEM NA PÁZ DE CRISTO

    ResponderExcluir
  30. Desculpa, mas não consegui a tradução,da palavra "Node" para o hebraico.. pelo visto não tem tradução.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom saber que todos estudam a bíblia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, a paz do senhor Jesus Cristo a todos, no tocante das escrituras eu acredito que a viagem outros povos na terra antes de Adão e Eva ( isto é uma interpretação minha), pois é Gênesis 1:26-27 Deus diz. Façamos o homem a nossa imagem e semelhança tenha domínio sobre os peixes,aves, animais domésticos, répteis 27, Crituiut Deus pois o homem, a sua imagem o criou " homem e mulheres Os Criou. 28, Deus os abençoou e disse. Sede fecundos e enchei a terra.29, E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas.
    Estudando a palavra de Deus eu vi que no capítulo 2 Deus criou um jardim chamado Éden. E não havia plantas de espécie alguma, depois criou o homem e o chamou de Adão. E o colocou no éden, depois que Deus colocou o homem no éden é que Deus fez brotar do solo toda a espécie de plantas, e só depois criou Eva e a Deus por esposa de Adão. Por estas leituras eu acredito que primeiro Deus formou homem e mulhere.e formou o jardim do éden para esta ocasião especial. Então a esposa de caim de fato não seria sua parente.Obrigado graça e paz

    ResponderExcluir
  33. Então... Vamos cada um cuidar da sua vida! Isso já tem milhares de anos, cada um com sua opinião, crença, ideologia e etc...

    ResponderExcluir
  34. Olha só Adam e Eva no jardim do edem e uma coisa é quando deus a expulsou de lá será que não tinha outras raças

    ResponderExcluir
  35. Paz, eu vou ficar com que a bíblia diz com Adão e eva.projeto inicial onde temos apoio sustentável. Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  36. Está muito claro de que haviam mais pessoas sim no Éden...analisem Gênesis 1:28... Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS,
OS COMENTÁRIOS EM "ANÔNIMOS" NÃO SERÃO PUBLICADOS

Postagens mais visitadas deste blog

ADÃO E EVA COMIAM CARNE?

                                       Adão e Eva eram carnívoros? O que eles comiam? Com quem os Homens aprenderam a comer carne? Nos tempos de Adão comiam carne? Quando foi o inicio do consumo de carne? Os animais sempre foram carnívoros?       I.             Adão e Eva eram Carnívoros ou Vegetarianos? A Dieta de Adão e Eva e de seus filhos era baseada de frutas e verduras, legumes, cereais... A Carne de nenhum animal, nem peixes, nem aves, nem repteis... Nenhuma carne estava no cardápio. Definitivamente Adão e Eva não comiam carne. Gn. 1: 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.                        Adão e Eva ofereciam sacrifícios a Deus, como Abel e Caim também, eles viam o fogo sobre o altar. E diante disso o fogo não era estranho e muito menos a produção do fogo. Nada impedia qu

Atentado Terrorista contra as Torres Gêmeas na Bíblia

  A Profecia mais clara e objetiva talvez seja a descrita pelo profeta Daniel, possivelmente não tenha nada a ver com o atentado terrorista contra as Torres Gêmeas WTC (World Trade Center), mas comparamos aqui algumas semelhanças: Daniel 8: 3  Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último O Carneiro: Estados Unidos da America, símbolo de Poder Os Dois Chifres do Carneiro: As duas Torres Gêmeas, um era mais alto do que o outro? Não! Porém, num deles havia uma antena como se vê nas fotos, esta antena fazia diferença na altura das torres. O WTC, era o símbolo do poderio econômico dos EUA, como uma Torre de Babel Moderna, onde vários grupos de pessoas de várias nações se encontravam e tentavam fazer negócios.   E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres,  ao qual eu tinha visto em pé diante do RIO...(