Pular para o conteúdo principal

O que diz a Bíblia: Não Assassinarás" ou "Não Matarás"?


"Não Matarás" ou "Não Assassinarás"? Qual tradução está Correta?

Êxodo 20:13 Não Matarás.
ou
Êxodo 20:13 Não Assassinarás ?
 
Os céticos, os ateus os hereges de maneira geral tem interpretado equivocada e/ou propositalmente o texto "Não Matarás". Alguns deduzem até que haja uma Contradição Bíblica, quando não há. Há um erro grotesco e obscuro de tradução da Bíblia. Já passou da hora de corrigir.  

O texto original da Bíblia de Exodo 20:13 usa a palavra hebraica:"rãsah" que se traduz como: assassinar/ assassinato. 
     
                   Não se pode assassinar um animal, um inseto, um verme, uma arvore etc.. Somente é possível assassinar seres humanos. O texto também poderia ser traduzido como Não pratiqueis Homicídio? Não! Como se explicaria as mortes nas guerras de Israel? Como Israel poderia vencer a guerra sem matar?

                          Dai vem o verdadeiro significado da mensagem do texto Sagrado: 
"Não Assassinarás".  

                      O Verbo Hebraico "rãsah" que significa: Não assassinarás, ou seja, não mate um ser humano sem uma justa causa. Matar alguém numa guerra seria uma justa causa; Matar alguém em legitima defesa também seria uma justa causa. E assim em diante. 

                         O Texto condena a pratica de matar alguém deliberadamente; por prazer; por maldade, sem haver uma real necessidade...  

  • Matar:  


 Quanto ao Verbo 'Matar', a linha já muda completamente: 

- Posso matar qualquer coisa que queira ou me ameace. Há  um Oceano de diferenças entre Não Matarás e Não Assassinarás, vejamos algumas disparidades: 

Matar = Tirar violentamente a vida; nalgumas vezes serve como sinônimo de assassinar; Destruir, exterminar: Extinguir...
 
                Se for traduzido "Não matarás" de modo literal, estamos impedidos até mesmo de "MATAR" UM MOSQUITO, uma barata, um rato, uma cobra...

                                    Nesse sentido o povo de Israel não poderia matar os filisteus, os amorreus e outros povos adversários numa guerra. Deus estaria entrando em contradição com seu sexto mandamento. 

                                 O Estado pode aplicar a Pena de morte, durante o exercício de juiz sobre Israel, Deus ordenou à morte pessoas que adulteravam e fornicavam:

Deut. 22: 22 Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos,
 o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. 
Assim exterminarás o mal de Israel.
23 Se houver moça virgem desposada e um homem a achar na cidade, 
e se deitar com ela,
24 trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis até que morram: a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo. Assim exterminarás o mal do meio de ti.
25 Mas se for no campo que o homem achar a moça que é desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, 
morrerá somente o homem que se deitou com ela;
26 porém, à moça não farás nada. Não há na moça pecado digno de morte; porque, como no caso de um homem que se levanta contra o seu próximo e lhe tira a vida, assim é este caso;
27 pois ele a achou no campo; a moça desposada gritou, 
mas não houve quem a livrasse. em juízo, entre sangue

                            Deus ainda ordena morte aos idolatras, aos adúlteros (Lv. 20:10)   aos homossexuais (Lv. 20:13) , aos filhos rebeldes, aos feiticeiros (Lv. 20:27), aos assassinos ... (Ler Levítico capítulo 20 e Deuteronômio capítulos 21, 22 e 23)  
  • Assassinar:
                           Assassinar = Tirar a vida traiçoeiramente de um ser humano,  Homicídio, crime premeditado de assassinato...   
Isto é Assassinato!
  • Agora se traduzirmos  "NÃO ASSASSINARÁS" , entenderemos que não devemos "matar" alguém sem justa causa. Numa guerra podemos matar em legitima defesa ... 
O que o texto Sagrado deseja transmitir de fato é uma mensagem simples:

"Não assassinarás", ou seja não cometa homicídio deliberadamente sem uma real justa causa.  O Assassinato é um ato de covardia, traição, maldade gratuita, pratica do mal, ato de violência, crueldade, em resumo transgressão, violação da Lei de Deus.  


Comentários

  1. Isso até pode ser verdade, mas quando o Cristo teve oportunidade de matar os soldados para se defender, preferiu deixar-se levar para o martírio e ainda reprimiu qualquer tipo de violência, porque colocava a vida material acima do corpo perecível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Então imagina você, em sua casa, 3 criânças e sua jovem esposa... 4 individuos adentram sua residência armados, com 3 facas e 1 revolver, você tem uma 380 com 4 carregadores até a tampa ( se possuo arma, o estado não pode me privar deste direito nem querendo) você sapeca 3 deles e manda pro colo do satanás... E ai? Jesus apareceu para protejer minha familia? Porra nenhuma... Entao, isso aconteceu comigo.

      Excluir
    2. A paz querido me responde então uma coisa se vc fosse surpriendido ao chegar em sua residência e visse a sua família sendo ameaçada por um bandido e vc tivesse a oportunidade de abate-lo o que vc faria? deixaria esse bandido matar um dos seus ou vc mataria ele?

      Excluir
  2. Exelente, conteúdo muito bom, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Estudei sobre isso na escola bíblica e é muito interessante. Concordo plenamente com sua explanação.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, bem explicado!
    Por isso o mundo está tão tenebroso hoje em dia. Não obedecem mais a lei justa do Eterno YHWH (Yauh) Deus Pai; dizendo que por Cristo vivemos pela Graça; mais acontece que Cristo nunca anulou nenhum mandamento d'O Pai, então cabe a nós cumprí-los!

    ResponderExcluir
  5. Exatamente isso...do contrário seria contraditório da parte de Deus...na guerra é matar ou morrer...ninguém vai a uma guerra com pistola de flores...legítima defesa, ou seja casos específicos

    ResponderExcluir
  6. Certíssimo por que Davi matou muitos em guerra,e DEUS NÃO imputou como pecado mas,quando ele assassinou Urias para ficar com a mulher dele,aí ele cometeu pecado.

    ResponderExcluir
  7. gostaria saber se nas cidades atacadas por Israel as crianças eram poupadas?

    ResponderExcluir
  8. Geraldo Francisco das chagas8 de fevereiro de 2020 às 04:40

    Excelente explanação! Vi q alguns amigos não entenderam está explicação,talvêz por causa do ódio q alimenta seus corações,somado à falta da presença de Deus. Pq eu sem fazer nada de errado, fui vítima também, e tive oportunidade de exterminar meu oponente,Mas preferí deixar q a justiça divina e a justiça humana tomasse as devidas providências.Bom dia a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS,
OS COMENTÁRIOS EM "ANÔNIMOS" NÃO SERÃO PUBLICADOS

Postagens mais visitadas deste blog

ADÃO E EVA COMIAM CARNE?

                                       Adão e Eva eram carnívoros? O que eles comiam? Com quem os Homens aprenderam a comer carne? Nos tempos de Adão comiam carne? Quando foi o inicio do consumo de carne? Os animais sempre foram carnívoros?       I.             Adão e Eva eram Carnívoros ou Vegetarianos? A Dieta de Adão e Eva e de seus filhos era baseada de frutas e verduras, legumes, cereais... A Carne de nenhum animal, nem peixes, nem aves, nem repteis... Nenhuma carne estava no cardápio. Definitivamente Adão e Eva não comiam carne. Gn. 1: 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.                        Adão e Eva ofereciam sacrifícios a Deus, como Abel e Caim também, eles viam o fogo sobre o altar. E diante disso o fogo não era estranho e muito menos a produção do fogo. Nada impedia qu

A TERRA DE NODE- ESTUDO BÍBLICO

  Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node. A Palavra ‘ Node’  no hebraico significa “ Exílio”, "Fuga",  pode ser entendida como  “Terra do Exílio”  ou  “Terra da Fuga”,  ou ainda como “ Terra de Peregrinação ”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho. Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.  Saiu Caim da presença de Jeová, e habitou na ter

Atentado Terrorista contra as Torres Gêmeas na Bíblia

  A Profecia mais clara e objetiva talvez seja a descrita pelo profeta Daniel, possivelmente não tenha nada a ver com o atentado terrorista contra as Torres Gêmeas WTC (World Trade Center), mas comparamos aqui algumas semelhanças: Daniel 8: 3  Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último O Carneiro: Estados Unidos da America, símbolo de Poder Os Dois Chifres do Carneiro: As duas Torres Gêmeas, um era mais alto do que o outro? Não! Porém, num deles havia uma antena como se vê nas fotos, esta antena fazia diferença na altura das torres. O WTC, era o símbolo do poderio econômico dos EUA, como uma Torre de Babel Moderna, onde vários grupos de pessoas de várias nações se encontravam e tentavam fazer negócios.   E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres,  ao qual eu tinha visto em pé diante do RIO...(