Pular para o conteúdo principal

03 TIPOS DE MORTE SEGUNDO A BÍBLIA E A CIÊNCIA



Três Tipos de Morte

  

                        A causa da morte e forma pode ser uma imensa variedade, mas o ‘Tipo’ de Morte propriamente dita são apenas Dois tipos de Morte, segue-se:

Ø     A Primeira Morte
Ø     A Segunda Morte

Não existe uma terceira, quarta, quinta, sexta, sétima morte... Pois está ordenado ao Homem a morrer uma só vez, e depois disso o Juízo.
(Hb. 9: 26,27) 

A Morte em si é um espírito criado por Deus, usado como instrumento de juízo.   

                              I.           A Primeira Morte

A Primeira Morte é dividida em duas Partes:
- Morte Material
- Morte Espiritual

a)    Morte Material (física)

Cientificamente:

É conhecida de todos e Pode ser definida, assim: Ocorre Quando se encerra toda e qualquer atividade de vida no corpo; total falência dos órgãos vitais de vida como o coração e o cérebro. É o cessar do fôlego de vida definitivamente.

Biblicamente:

Ec. 12:7 E o pó volte para a terra como o era,
e o espírito volte a Deus que o deu.

Todo ser humano veio do pó da terra, como Adão e Eva, o mesmo processo que trouxe a vida do pó da terra. É o mesmo processo que conduz novamente a matéria ao seio da terra, só que de forma inversa.

  A Morte Física (material) por enquanto é inevitável, somente será evitável quando Cristo arrebatar um povo especial, zeloso e de boas obras. Não se trata de um grupo de religiosos e sim um grupo inter-denominacional de pessoas que têm compromisso com Deus e seus Ensinamentos.  (Base tal declaração 1ª Ts. 4: 13-18)

b)    A Morte Espiritual
 
Cientificamente:

Sobre a Morte Espiritual Não há consenso entre os cientistas da área da psicanálise em geral, o Único consenso que há é que as pessoas sofrem emocionalmente. Esse Sofrimento Interior pode contribuir muitíssimo para a morte do individuo.  Por outro lado o Bem-Estar interior como a paz e a felicidade podem gerar vida. A Causa do sofrimento pode ser uma consciência de culpa, um trauma, algo desagradável e conflitante que tenha acontecido e/ou esteja acontecendo que cause desconforto e infortúnio interior e descontrole.  Um clássico exemplo disso e a depressão e os vícios danosos que podem levar a loucura e ao suicídio dependendo do grau.

Biblicamente:
Rm 6: 23 Porque o salário do pecado é a morte,
mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Quando a pessoa desvia-se completamente das virtudes, dos bons hábitos e costumes estabelecidos por Deus; colhe morte. A morte espiritual é fruto da pratica constante de pecado sem demonstração de arrependimento e nem remorso, é o ato de desprezar a Palavra de Deus se negando a ouvi-la e praticá-la, em resumo é um distanciamento de Deus e uma aproximação do Erro (Pecado). Abreviando-se: “É o Ato de rebelar-se contra Deus, Desobedecer as Leis de Deus”

Os mortos espirituais andam como zumbis dão testemunho que estão vivos, mas na verdade estão mortos para a verdade e o verdadeiro prazer da Vida. Andam entregues aos próprios deleites e prazeres. Vive uma vida sem regras, dominada por vícios danosos e pratica de imoralidade, levam uma vida sem Deus e vazia do Bem.  
Romanos  6

1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?
2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado,
 como viveremos ainda nele?
3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;
6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.

A Morte Espiritual pode ser evitada através do servir a Deus e praticar o Bem. O Batismo nas águas simboliza a morte espiritual do velho homem de natureza e o nascimento do novo homem que viverá em novidade de vida e servindo a Cristo.
João 11: 25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?


II – A Segunda Morte

Cientificamente:
Tudo é finito até o universo assim também o ser humano e todas as coisas que existem. Pelo menos este o conceito da maioria dos cientistas.

Biblicamente:
Ap. 20: 10 E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos...

12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados,
cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a Segunda Morte, o lago de fogo.
15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida,

 foi lançado no lago de fogo.

 
O Único ser Infinito é Deus, sua criação é finita e depende totalmente da vontade dele para continuar existindo. A vontade e promessa é a Vida Eterna para os Justos e a Morte Eterna para os Ímpios. 

Explanação:

A Segunda Morte é a Morte Eterna, significa separação total de Deus, a exclusão definitiva do pecador da presença de Deus, o fim do corpo, da alma e do espírito do Ímpio. É simplesmente quando ele deixa de existir em todos os sentidos, até mesmo na memória dos vivos.

Vale lembrar que o Deus de Amor não tem prazer na morte do Ímpios, mas o senso de Justiça prevalece.   

 Ez. 18:32 Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei...

Comentários

  1. GOSTEI DO SEU ESTUDO MAIS FICOU AINDA UMA DUVIDA A RESPEITO DO ULTIMO PARAGRAFO SOBRE O DEIXAR DE EXISTIR EM TODOS SENTIDO...POSTE NO MEU EMAIL O ESTUDO COMPLETO PARA MIM ANALIZAR COM PRECISAO OBRIGADO
    goodpneus@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  2. não haverá nem se quer mais lembrança dos impios no mundo dos vivos, mas, os impios serão atormentados no lago de fogo para sempre. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10

    ResponderExcluir
  3. Pastor! Os salvos se conhecerão la no céu?? Vamos saber quem é quem? Onde diz na bíblia?

    ResponderExcluir
  4. OLá!
    Só não anuncio seu nome como minha saudação porque está anônimo.

    Primeiro no julgamento final todos nos conheceremos, é neste julgamento em duas etapas, um para os salvos e outro para os condenados, onde teremos acesso a pessoas conhecidas.

    Após o julgamento entraremos no paraíso e não teremos mais memória de ninguém aqui.

    Sua pergunta me inspira a fazer uma postagem sobre o assunto.

    aguarde que logo farei

    dentro de 30 dias

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vc pode me ajudar com algumas questoes

    ResponderExcluir
  6. Paz pastor. Amado, sei que os que forem salvos viverão eternamente com Deus... minha dúvida: Quanto aos que não forem salvos, serão lançados juntos com o diabo no lago de fogo e enxofre... até aqui estou entendendo... o que não entendo, é a partir daqui: "de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos..." o que seria então a segunda morte? Por que se eu "sofro eternamente" eu não morri, estou sofrendo eternamente... resumo básico; Salvo (vivendo eternamente), condenado ("sofrendo" eternamente)? Nem os condenados, nem satanás terão suas vidas encerradas um dia? Quer queira, quer não, "sofrer eternamente" é "viver eternamente"... "sofrer" nesse caso é uma condição de vida. O lago de fogo e enxofre não mata? Faz sofrer eternamente? Me ajude benção. Paz e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. olá irmão tudo bem ? espero que sim ! é justamente nesse ponto que eu acredito que existem três tipos de morte. não sei como você interpreta mas respeito o seu entender. pra mim a PRIMEIRA MORTE : FÍSICA__Voltarás ao pó...ESPIRITUAL__Deus os entregou a uma disposição mental reprovável... E ETERNA__Deus( se quiser ) elimina o espirito, não habita nem na glória nem no sofrimento, simplesmente o apagará.

    ResponderExcluir
  8. Olá, como faço pra ter o seu contato?

    ResponderExcluir
  9. Paz do Senhor ! Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida a respeito do Reino milenial de Cristo... a Nova Jerusalém vai descer para a terra e ao acabar os Mil anos onde ocorre o julgamento de Satanás e seus emisssarios serão condenados. É depois o juízo final.
    Depois iremos morar no céu ou na Nova Jerusalém que desceu do céu? Fique na paz. By Gleybson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz! A Terra será completamente destruida após o Milenio Ap. 21:1)

      "Vi um novo céu e uma nova terra, pois, o primeiro céu e terra já passaram...


      Satanás, Primeiro será preso por mil (Ap 20) depois do Armagedom será lançado no lago de fogo que é a segunda morte.

      Haverá um Novo Cé e uma Nova Terra, a Nova Jerusalém é um local de serviço a Deus, louvor, culto, adoração...

      Excluir
  10. Graã e Paz Gleybson Graffiti!

    A Nova Jerusalém desce do Céu , mas não é implantada para sempre na terra, haverá Novos Céus e Nova Terra (Ap. 21:1)

    ResponderExcluir
  11. Paz do senhor envie pra mim por favor um estudo sobre as armaduras que paulo fala em Ef:610 pro meu imail cledisonbarbosa0099@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS,
OS COMENTÁRIOS EM "ANÔNIMOS" NÃO SERÃO PUBLICADOS

Postagens mais visitadas deste blog

ADÃO E EVA COMIAM CARNE?

                                       Adão e Eva eram carnívoros? O que eles comiam? Com quem os Homens aprenderam a comer carne? Nos tempos de Adão comiam carne? Quando foi o inicio do consumo de carne? Os animais sempre foram carnívoros?       I.             Adão e Eva eram Carnívoros ou Vegetarianos? A Dieta de Adão e Eva e de seus filhos era baseada de frutas e verduras, legumes, cereais... A Carne de nenhum animal, nem peixes, nem aves, nem repteis... Nenhuma carne estava no cardápio. Definitivamente Adão e Eva não comiam carne. Gn. 1: 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.                        Adão e Eva ofereciam sacrifícios a Deus, como Abel e Caim também, eles viam o fogo sobre o altar. E diante disso o fogo não era estranho e muito menos a produção do fogo. Nada impedia qu

A TERRA DE NODE- ESTUDO BÍBLICO

  Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node. A Palavra ‘ Node’  no hebraico significa “ Exílio”, "Fuga",  pode ser entendida como  “Terra do Exílio”  ou  “Terra da Fuga”,  ou ainda como “ Terra de Peregrinação ”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho. Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.  Saiu Caim da presença de Jeová, e habitou na ter

Atentado Terrorista contra as Torres Gêmeas na Bíblia

  A Profecia mais clara e objetiva talvez seja a descrita pelo profeta Daniel, possivelmente não tenha nada a ver com o atentado terrorista contra as Torres Gêmeas WTC (World Trade Center), mas comparamos aqui algumas semelhanças: Daniel 8: 3  Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último O Carneiro: Estados Unidos da America, símbolo de Poder Os Dois Chifres do Carneiro: As duas Torres Gêmeas, um era mais alto do que o outro? Não! Porém, num deles havia uma antena como se vê nas fotos, esta antena fazia diferença na altura das torres. O WTC, era o símbolo do poderio econômico dos EUA, como uma Torre de Babel Moderna, onde vários grupos de pessoas de várias nações se encontravam e tentavam fazer negócios.   E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres,  ao qual eu tinha visto em pé diante do RIO...(