Pular para o conteúdo principal

Os Salvos terão Lembranças do que Passaram no Mundo?


                        Será que as pessoas que foram salvas no Paraíso, no céu de Glória terão alguma lembrança dos familiares, parentes e amigos que foram condenados? As duas perguntas se resumem em uma só: 
                        Os Salvos se lembrarão de tudo o que aconteceu com eles na Terra ao chegar ao Paraíso Celestial?

Isaias 65: 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão:
18 Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo.

                        Conforme lemos em Apocalipse 20 todos os salvos e condenados passarão por um Julgamento.

Ap. 20: 11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. 
Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

                        Neste julgamento tudo aquilo que contribui para a salvação ou condenação será trazido a memória, todos responderão pelos seus atos que sejam atos bons ou maus, que tenham sido atitudes públicas ou ocultas, tudo será trazido a juízo naquele dia do Juízo.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12: 13-14

            Cristo ilustrou o resultado do Julgamento de varias maneiras, cito aqui duas delas:

1)     Como uma Rede que é lançada ao Mar e puxada, trazendo peixes toda a qualidade de peixes, ali será separado os bons e maus para permanecerem dentro do barco.

Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar,
e que apanha toda a qualidade de peixes.
E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.
Assim será na consumação dos séculos:
 virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 13:46-50

2)     Como a separação entre Bodes e Ovelhas


Mateus 25:31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

 

                                   Alguns serão Ressuscitados para a morte eterna, outros serão Ressuscitados Vida Eterna.
                                   Ora, os salvos não terão mais lembranças das coisas terrenas, sua memória será entregue ao esquecimento (Ec. 9: 4-6, 10) Semelhante ao que ocorreu no Governo Milenar de Cristo, onde os que estavam com Cristo não tinha mais lembrança alguma das coisas passadas.

4 Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
6 Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.Eclesiastes 9: 4-6,10)
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

                                   Até porque não faria Nenhum sentido o pai ou a mãe lembra-se do filho ou da filha que foi condenado, o Paraíso neste caso seria um lugar de tormento. Do mesmo modo seria se os filhos percebessem que seus pais, familiares e melhores amigos não estavam no Paraíso e sim condenados a Segunda Morte juntamente com Satanás e seus comparsas. Estes ficaram angustiados para todo o sempre.
                                   Assim a memoria permanecerá até o Grande e Temido Dia do Juízo onde todos serão lembrados de suas Obras que sejam Justas ou Injustas serão recompensados por cada uma delas, e depois disso será destinado (a) ao Novo Céu e a Nova Terra.  

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Apocalipse 21:1-3

                                   Depois do Juízo não haverá mais pranto, porque o que trás o Pranto é a lembranças ruins de coisas passadas. 


E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:3-4

Comentários

  1. Muito bom! Não faz sentido lembrar de coisas terrenas em um lugar onde haverá apenas alegria.

    ResponderExcluir
  2. Muito fraquinho este entendimento. como poderá alguém que for salvo glorificar a Deus se não se lembrar do que passou antes? Obviamente não haverá recordações das coisas ruins que aconteceram, assim como um Machucado que tive aos 5 anos de idade eu me lembro dele, mas ele não me pertuba mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu jovem peça para o Espírito santo deixar Isaías 65:17 e 18 entrar no seu coração lá no céu não entrará tristeza alguma confie em Deus e apocalipse 21:3e4 será realidade na sua eternidade com Cristo

      Excluir
    2. Meu jovem peça para o Espírito santo deixar Isaías 65:17 e 18 entrar no seu coração lá no céu não entrará tristeza alguma confie em Deus e apocalipse 21:3e4 será realidade na sua eternidade com Cristo

      Excluir
    3. Concordo plenamente com você, e outraz o capítulo de Eclesiástico 9 4-10, não pode ser argumento pois está falando do esequencimento da sepultura"O indivíduo morreu já não te mais lembraça" mas nada tem haver com a lembrança que teremos na vida eterna .

      Excluir
    4. O artigo tratar do assunto de forma muito simples, mas há muitos pontos a ser levado em consideração como: Se não lembrar mais de nada que lógica terá receber algum galardão? Não vou conhecer nenguém, nem amigos nem famíliares? Como vou adorar e ser grato ao Deus que eu não lembro seus feitos? Na história de Rico e lazaro tanto um quanto o outro tinham lembraças de quem eram. Acredito que a alegria da salvação será tão grande que irá abristair qualquer outro sentimento, mas quer seremos conscientes de quem fomos e de onde viemos.
      Com todos respeito. A paz.

      Excluir
  3. Minha mãe partiu e sinto muitas saudades.

    ResponderExcluir
  4. Não faz sentido pois não vai se lembrar mais de nada,então não será mais a mesma pessoa

    ResponderExcluir
  5. E mostra a insensibilidade de um deus que o homem criou... porque foi colocado tantas emoções no humano e depois e tirado tudo ? Algumas coisas infelizmente não encaixam

    ResponderExcluir
  6. Será que não teremos mesmo lembrança das coisas que vivemos aqui na terra?Em Apocalipse 6:9 diz assimApocalipse 6: 9. Quando o Cordeiro abriu o quinto selo, vi sob o altar as almas de todos que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e por seu testemunho fiel. 10. Clamavam ao Senhor em alta voz e diziam: “Ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, quanto tempo passará até que julgues os habitantes da terra e vingues nosso sangue?”.
    https://bibliajfa.com.br/app/nvt/66N/6/9.
    As almas tinham plena lembrança de sofrimento que elas haviam passado nada lhes foi apagado da memória. Ate porque infelizmente em cada familia mesmo sendo todos evangélicos sempre tem um que nao aceita a Cristo cm Salvador e infelizmente morre sem salvação e nos não podemos fazer nada cm respeito a isso pois a salvação é i dívida, e será que nós nos esquecemos que na glória não teremos mais esse vínculo da pai mãe irmão filho avó e tios?

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a Deus e a vc que me esclareceu algumas duvidas,Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Por isso o Senhor Deus disse,amaras a Deus sobre todas as coisas,sendo assim tem que ser acima dos filhos e pais,porque o que Deus tem para nós fieis é muito melhor do que nós possamos imaginar,hoje o nosso pensamento é terreno mas depois não será mais,o amor que Deus tem por nós é muito grande,por isso ele mandou seu filho para nos resgatar.

    ResponderExcluir
  9. textos bíblicos fora de contexto.Os salvos em Cristo terão seus corpos e mentes restauradas,coisa nenhuma impura pode habitar inclusive uma mente pecaminosa e triste. Mas as boas lembranças essas vão ficar..Eu vou me lembrar sempre que um dia eu fui resgatado pelo sangue do Cordeiro....Deus não fará uma lobotomia em mim....Ele vai simplesmente tirar o mal ( pecado) do meu corpo e mente.

    ResponderExcluir
  10. Como vamos ser premiados de uma coisa quê não lembramos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS,
OS COMENTÁRIOS EM "ANÔNIMOS" NÃO SERÃO PUBLICADOS

Postagens mais visitadas deste blog

ADÃO E EVA COMIAM CARNE?

                                       Adão e Eva eram carnívoros? O que eles comiam? Com quem os Homens aprenderam a comer carne? Nos tempos de Adão comiam carne? Quando foi o inicio do consumo de carne? Os animais sempre foram carnívoros?       I.             Adão e Eva eram Carnívoros ou Vegetarianos? A Dieta de Adão e Eva e de seus filhos era baseada de frutas e verduras, legumes, cereais... A Carne de nenhum animal, nem peixes, nem aves, nem repteis... Nenhuma carne estava no cardápio. Definitivamente Adão e Eva não comiam carne. Gn. 1: 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.                        Adão e Eva ofereciam sacrifícios a Deus, como Abel e Caim também, eles viam o fogo sobre o altar. E diante disso o fogo não era estranho e muito menos a produção do fogo. Nada impedia qu

A TERRA DE NODE- ESTUDO BÍBLICO

  Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node. A Palavra ‘ Node’  no hebraico significa “ Exílio”, "Fuga",  pode ser entendida como  “Terra do Exílio”  ou  “Terra da Fuga”,  ou ainda como “ Terra de Peregrinação ”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho. Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.  Saiu Caim da presença de Jeová, e habitou na ter

Atentado Terrorista contra as Torres Gêmeas na Bíblia

  A Profecia mais clara e objetiva talvez seja a descrita pelo profeta Daniel, possivelmente não tenha nada a ver com o atentado terrorista contra as Torres Gêmeas WTC (World Trade Center), mas comparamos aqui algumas semelhanças: Daniel 8: 3  Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último O Carneiro: Estados Unidos da America, símbolo de Poder Os Dois Chifres do Carneiro: As duas Torres Gêmeas, um era mais alto do que o outro? Não! Porém, num deles havia uma antena como se vê nas fotos, esta antena fazia diferença na altura das torres. O WTC, era o símbolo do poderio econômico dos EUA, como uma Torre de Babel Moderna, onde vários grupos de pessoas de várias nações se encontravam e tentavam fazer negócios.   E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres,  ao qual eu tinha visto em pé diante do RIO...(