No princípio criou Deus os Céus e a Terra.
Gênesis 1:1
Gênesis 1:1
I - O Principio
No Principio... Isso indica a criação do tempo (chronos), o tempo que permite a humanidade a contar os minutos e suas frações, o dia e as horas, os anos e os meses, os séculos e anos...
Antes não existia o fator "tempo", pois, Deus nunca foi sujeito ao tempo. Sem o tempo não existiria os Céus (Universo) e a Terra. Deus através do tempo e seu poder trouxe a existência o "Mundo Material", o mundo que vivemos, no qual podemos ver, tocar e ocupar o espaço físico.
Ai, Deus cria o Principio (tempo) e trás a existencial o Mundo Material, o qual é visível e possível ser tocado por nós, ou seja, Deus cria a Matéria.
Matéria: Tudo aquilo que ocupa lugar no espaço.
Assistimos e podemos imaginar o principio do Tempo e da matéria cósmica aqui, e por fim da terra. E logo ao criar os Céus e Terra vieram as primeiras Leis do Universo, entre elas a Lei da Gravidade, Lei da Energia, Causa e Efeito e outras.
Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões; Jó 28:26
II - O Elohim
A Palavra traduzida como Deus aqui em Gênesis 1:1 é "Elohim" (hebraica) é uma palavra que é plural e ao mesmo tempo singular. E com base nesta palavra "Elohim" que muitos defendem a Doutrina da "Trindade". A Criação é uma obra de três pessoas Elohim: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
A. Deus Pai – Gênesis 1:1;
Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:
Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.
Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
B. Deus Filho – João 1:1-3; Efésios 3:9; Colossenses 1:16-17.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
C. Deus Espírito Santo – Gênesis 1:2,9; Jó 26:13
“Criou” – Esta palavra significa criar do nada. É usada somente com referência a Deus.
“Os céus e a terra” – Esta frase se refere a todo o universo.
Marcou um limite sobre a superfície das águas em redor, até aos confins da luz e das trevas.
As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça.
Com a sua força fende o mar, e com o seu entendimento abate a soberba.
Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça.
Gênesis 1:2 - E a terra era sem forma e vazia...
Deus do seu alto e Sublime trono observou a terra, ela estava sem forma e vazia, e o céu não tinha luz. (Jr. 4: 23) alguns afirmam que do versículo 1 ao versículo 2, abrangem ‘Eras’, não sabemos ao certo, quando Ele observou, pois mil anos para Deus é como se fosse apenas uma vigília [01 Vigília é composta de 3h00 em Israel no tempo de Cristo] (Sl 90: 4). Sabemos que Deus sempre observa tudo àquilo que faz.
Pelo Espírito adornou os céus, enviou o seu Espírito e foram criados os seres vivos, e com Poder do mesmo Espírito Renova a Face da Terra. (Jó 22: 13 / Sl. 104: 30) Desde o principio o Espírito de Deus se move sobre a face das águas da Terra. Havia trevas naturais na face na face da terra.
Possivelmente o ‘Abismo’ [gr. Abussos/ hb. Tehom, o lugar onde os espíritos rebeldes são encarcerados] já existisse, pois os anjos rebeldes existiram antes da criação dos homens (Jó 38: 6-8/ Ap. 17: 8). Alguns desses anjos estão encarcerados até hoje. (Ap. 9: 10,11/ 1ª Pe. 3: 19).
III - A Teoria do Intervalo
Há uma corrente teológica que defende a ideia que Satanás habitava aqui na terra antes do homem, e antes mesmo de rebelar-se contra Deus. Utilizam como uma das bases o seguinte texto:
Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Com a Derrota de Satanás, Deus, criou os homens e deu-lhe a posse de tudo que antes pertencia ao Diabo, e submeteu o Diabo a todo homem que crer no Deus vivo e vive em santidade.
IV - Teoria da Criação Prévia
Outra corrente teológica acredita que a terra era como uma "bola de água" onde não havia nenhum sinal de vida. No caso a terra foi criada exclusivamente para o homem e previamente elaborada para a existência da humanidade.
Interpreta de modo literal o texto sagrado, que a Terra era sem forma e vazia, e não "tornou-se sem forma e vazia" como acredita-se na Teoria do Intervalo.
Nos céus não havia estrelas apenas luz, o termo céu pode também ser entendido como mundo material e imaterial. Nesse sentido, os anjos ocupariam o Mundo espiritual (Imaterial) podendo interagir com o mundo Material (físico). A Terra era sem forma e vazia, como sempre foi ocupada apenas por um grande volume de águas sem nenhum indicio de vida.
Segundo esta corrente teológica os termos hebraicos tohu (“sem forma”) e bohu (“vazia”) em Gênesis 1:2 descrevem o estado sem forma e sem conteúdo da Terra. A se apoia numa interpretação literal.
No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
V - Disse Deus: Haja Luz
Gn. 1:3 - Com sua fala tudo se fez, quando disse: ‘Haja Luz’, logo tudo apareceu de modo que os olhos naturais pudessem ver, as trevas naturais foram dissipadas do local. Deus Criou a luz para que possamos ver tudo àquilo que ele criou e nada se ocultasse de nossos olhos daquilo que ele tem a nos oferecer. O Próprio Deus não precisa de Deus, ele é Luz. com a criação da Luz Natural (cósmica) Surgiu às primeiras ondas de energia de luz natural, uma fonte de luz que serviu de matéria prima para criar o Sol e os astros luminosos.
Gn. 1: 3- Viu Deus que a Luz era boa para os homens, a Luz do Sol faz bem para tudo e para todos, até para os ossos. No entanto Deus faz separação entre luz e trevas desde o principio.
VI - O Dia Primeiro
Então, olhando por esse lado entende-se que a idade da Terra pode abranger milhões de anos.
VII - Conclusão
O Primeiro Dia do Universo não contava com luzes e muito menos estrelas como sol e a lua, não havia como determinar os tempos, os meses, as estações e anos. No Primeiro Dia foi Criado os Céus, e, nestes céus bem provavelmente foram criados os mundos Imaterial e Material, mas antes, o mundo Imaterial ocupado pelos anjos, querubins, serafins e querubins.
Neste Primeiro Dia do Universo foram criados os Mundos Mundos Visíveis e Invisíveis. Sendo o Planeta Terra visível ele era sem forma e vazio, totalmente dominado pelas águas.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16
Comentários
Postar um comentário
MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS,
OS COMENTÁRIOS EM "ANÔNIMOS" NÃO SERÃO PUBLICADOS