Pular para o conteúdo principal

DESCENTES DOS FILHOS DE NOÉ - SEMITAS/ SUMÉRIOS/ TABELA DAS NAÇÕES

Tabela das Nações ou simplesmente Filhos de Noé, é uma extensa lista de descendentes de Noé que aparecem em Gênesis 10, da Bíblia hebraica, o que representa uma etnologia de uma perspectiva Idade do Ferro. O significado de Noé, neste contexto, é que, de acordo com Gênesis, a população da Terra foi completamente destruída durante o Dilúvio por causa da maldade dos seus habitantes, e Noé e sua família foram os únicos sobreviventes de oito para continuar a raça humana. A Visão da história apresentada pela Bíblia, portanto, que todos os seres humanos da Terra são descendentes da Família de Noé, e, assim, relacionados.
O mundo de acordo com os Hebreus (mapa de 1854)

A Tábua das Nações[editar | editar código-fonte]

Sem, Cam e Jafé. Ilustração de James Tissot, 1904.
De acordo com Gênesis 10, Noé teve três filhos:
Os nomes desses filhos são pensados para ter um significado relacionado às raízes semitasCam significa "quente". Sem significa apenas "nome" ou "fama", "prosperidade". Jafé significa "abrir". A identificação de diversos descendentes da primeira geração é ajudada pela inclusão da segunda, apesar de que várias de suas identificações são menos certas. (A cópia da tabela no livro bíblico de 1 Crônicas, Capítulo 1 [1], tem variações ocasionais na segunda geração, provavelmente causada pela similaridade de letras hebraicas, como Resh e Dalet ). Formas que terminam em ‘’im’’, são plurais, provavelmente indicando os nomes dos povos, e não o nome de uma única pessoa.

Descendentes de Sem[editar | editar código-fonte]

Sem é tradicionalmente considerado o ancestral do povo semitareligiosos judeus e árabes se consideram filhos de Sem através de Arpachade (assim, semitas). Na opinião de alguns estudiosos europeus do século XVII (por exemplo, John Webb), o povo da China e da Índia descendeu dele também. Porém essa afirmação se revelou sem base científica séculos mais tarde.
  • Elão, Filho de Sem. Os elamitas chamavam o de Haltamti e tinham um império (capital Susa), no que é agora o Cuzistão, no Irã moderno. Elamita, no entanto, é uma língua não-semítica. Que tem sido controversamente agrupada com as línguas modernas dravídicas, em "Elamo-Dravídicas".
  • Assur, Filho de Sem. Os assírios o consideravam o pai-deus Assur, e fundaram uma cidade com esse nome no Rio Tigre. O nome desta cidade serviu de base etimológica para a nação da Síria, séculos mais tarde.
  • Arpachade (também dito Arfaxade), filho de Sem. Ele ou seus descendentes imediatos são creditados na tradição judaica com a fundação da cidade de Ur dos Caldeus, possivelmente Urfa, sudeste da Turquia moderna, embora também tenha sido identificada por alguns (após o arqueólogo Wooley) com a cidade Suméria de Ur, a margem sul do Rio Eufrates.
  • Lud, filho de Sem. A maioria das autoridades antigas atribuem este nome à Lídia, do leste da Anatólia (na atual Turquia) (Luddu em inscrições assírias de ca. 700 A.C.).
  • Arã, filho de Sem. Há referências a uma campanha contra "Arã" tão cedo quanto 2300 A.C. nas inscrições de Naram-Sin. Seus descendentes se estabeleceram na cidade de Harã. Havia um número de lugares chamado Arã, incluindo um lugar em Damasco e outro chamado Arã-Naharaim [2] , ou Arã de dois rios, situado entre os rios Tigre e Eufrates. Há também Arã-Tzova [3], que é mencionado em Salmos 60.
    • Uz, filho de Arã. Possivelmente, os antepassados dos nabateus [4], que se estende do sul da Jordânia, até o noroeste da Arábia Saudita, também mencionado no trabalho.
    • Hul, filho de Arã. Desconhecido; pode ter uma possível conexão com o lago conhecido como Hula.
    • Geter, filho de Arã. Pai de Thamud [5] na tradição árabe.
    • Más, filho de Arã. Desconhecido; sugestões incluem Mashu [6], uma região desconhecida dos cedros, mencionada na epopeia de Gilgamesh (possivelmente Líbano), e E-Mash Mash, o principal templo de Nínive na Assíria.

Família de Arpachade (genealogia de Abraão) e linhagem de Joctã[editar | editar código-fonte]

genealogia, neste ponto, lista de várias gerações de descendentes de Arpachade , por conta de sua ligação com o povo hebreu e no resto do Gênesis:
  • Cainan é listado como o filho de Arpachade e irmão de Selá em algumas fontes antigas. O nome é omitido no Texto massorético hebraico da Bíblia Hebraica, mas a Septuaginta Grega e a genealogia de Jesus em Lucas 3:36 inclui o nome.
  • Selá (também dito Salah), filho de Arpachade (ou Cainã).
    • Eber ou Héber filho de Selá, implicitamente, indicado como o ancestral epônimo dos hebreus.
      • Pelegue, filho de Eber. Às vezes, ligado a Phalgu, uma antiga cidade situada onde o Rio Eufrates e Chaboras passam. Na tabela, é dito que a terra foi dividida nos dias de Pelege. A divisão tripla entre CamSem e Jafé anterior ao incidente da Torre de Babel, é elaborado em algumas fontes antigas; outros assumem que a 'divisão' ocorreu imediatamente após ele, com a dispersão das nações.
      • Joctã, filho de Eber. Às vezes, identificado com Jectan, uma antiga cidade perto de Meca. Considerado como Qahtan, por ser o antepassado dos "árabes".
Filhos de Joctã
  • Almodá, filho de Joctã. "Segundo o Easton's Bible Dictionary" (Dicionário Bíblico Easton’s), “Almodá” significa "incomensurável", no entanto, também tem sido traduzida como "não se mede", "medidor", "medida de Deus", "o amado", ou "Deus é amado", "Deus é amor", e "Deus é um amigo".
  • Selefe, filho de Joctã. Selefe significa "desenho para fora" ou "que tira" (Dicionário da Bíblia de Hitchcock).
  • Hazarmavé, filho de Joctã. Hazarmave, transcrito Hazarmaueth, significa "morada da morte" (Dicionário da Bíblia de Hitchcock).
  • Jerá, filho de Joctã.
  • Hadorão, filho de Joctã. De acordo com notas Rabino Aryeh Kaplan [7]: "Hadorão: Alguns interpretam isso como denotando " o sul ".
  • Uzal, filho de Joctã.
  • Dicla, filho de Joctã.
  • Obal, filho de Joctã.
  • Abimael, filho de Joctã. Abimael significa que meu pai é Deus.
  • Sebá, filho de Joctã.
  • Ofir, filho de Joctã. Ofir significa “Homem de ouro”
  • Havilá, filho de Joctã. Literalmente, significa “trecho de areia”
  • Jobabe, filho de Joctã.

Descendentes de Cam[editar | editar código-fonte]

Descendentes de Jafé[editar | editar código-fonte]

  • Gomer, filho de Jafé. Geralmente identificados como Gimirru migratórios (cimérios) da Assíria, atestado de cerca de 720 a.C.
    • Asquenaz, filho de Gomer. Foi suspeitado de que esse nome surgiu de um erro de impressão em hebraico para "Ashkuz", lendo um nun e um vav. Ashkuz e ishkuz eram nomes utilizados para os citas, que aparecem pela primeira vez nos registros assírios no século VII na região do Cáucaso, e às vezes ocupou vastas áreas da Europa e da Ásia. E, em hebraico medieval, a Alemanha era conhecida como Asquenaz, e é a origem do termo judeus asquenazitas.
    • Rifate, filho de Gomer. Muitos possivelmente ancestral dos Celtas. A identificação com Plafagónia da Antiguidade foi proposta.
    • Togarma, filho de Gomer. Algumas tradições da Arménia e da Geórgia celebram a descida de Togarma, mais alguns autores tentaram contato com os povos turcos:
  • Magogue, filho de Jafé. Este nome aparece nos textos assírios como o Rei Gugu, da Terra do Gugu, e tem seu nome muitas vezes junto à Lídia. É conhecido em textos gregos como Giges ou Gogue. É reivindicado como um ancestral tanto irlandesa e húngara em tradições medievais. Flávio Josefo, seguido por Jerônimo de Estridão e Nênio, torna-o ancestral dos citas, que habitavam o norte do Mar Negro.
  • Madai, filho de Jafé. Os medos do Noroeste do Irã aparecem pela primeira vez em inscrições assírias como Amadai em cerca de 844 a.C.
  • Javã, filho de Jafé. Esse nome é dito ser conectado com os Jônios, uma das tribos de origem grega.
Nota: o grego Septuaginta (LXX), do Gênesis inclui um filho adicional de Jafé, "Elisa", entre Javã e Tubal; no entanto, este nome não é encontrado em nenhuma outra fonte antiga, nem em I Crônicas, e é quase universalmente aceito para ser uma duplicata de Eliseu, filho de Javã. Mas a presença de Elisa (assim como a do filho Cainã de Arfachade) nas contas gregas bíblicas para a enumeração tradicional entre fontes cristãs primitivas de 72 famílias e idiomas, a partir de 72 nomes deste capítulo, ao contrário do 70 nomes, famílias e idiomas normalmente encontrados em fontes judaicas.

Referências[editar | editar código-fonte]

2.Mungello, David E. (1989). Curious Land. Jesuit accomodation and the origins of sinology. EUA: University of Hawaii Press. ISBN 0824812190
3.Stabnow, David K. (2006). "Almodad". The Comprehensive Dictionary of English & Hebrew First Names. USA: Jonathan David Company
4.Noorbergen, Rene (2001). Secrets of the Lost Races. New Discoveries of Advanced Technology in Ancient Civilizations. Washington: TEACH Services. ISBN 1572581980
5.Sabbag, David C. (2007). Dicionário Bíblico. [S.l.]: DCL
6.Kolatch, Alfred J. (2002). "Almodad". Ancient Faiths Embodied in Ancient Names Part 1. USA: Kessinger Publishing. pp. 231
7.Inman, Thomas (2006). "Almodad". HCSB Super Giant Print Dictionary and Concordance. London: Broadman & Holman. pp. 201,208
10.Nathaniel West, Roswell Dwight Hitchcock (1870). Hitchcock's. New and Complete Analysis of the Holy Bible. EUA: A.J. Johnson. pp. 201,208
11.Block, Daniel I. (1997). Comment Genesis 10. Estudos Evangélicos no alvorecer da nova história. London: InterVarsity Press

FONTE: WIKIPÉDIA 

Comentários

  1. Pt. Jeferson Fabiano. Gostei muito do seu estudo Terra do Node. Porém, para não haver dúvidas em mim, gostaria de perguntar o motivo pelo qual na Bíblia, no versículo 27, do capítulo 1 no livro de Gênesis foi escrito "Assim Deu criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo:
    - Tenham muitos e muito filhos; espalhem-e por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. (...)"".
    Este episódio descrito na Bíblia foi antes de a Bíblia especificar a criação de Adão e Eva no Éden. Portanto, o que significaria este trecho bíblico? Ao meu ver, teria duas explicações, uma condizente com a teoria de Adão e Eva serem de fato único casal, e outra, a segunda, que vai contrariamente às teorias de que Adão e Eva era o único casa.

    Mesmo assim, triste saber que Caim escolheu sair da presença do Altíssimo a continuar com Deus, pois, diante da proteção de Deus para com Caim, fica patente que Deus o continuava amando. O que percebo é que Deus só queria demonstrar aos seres humanos que para todo o ato impensado há uma consequência. Esta consequência, especificamente, não significa Deus nos abandonar e nos retirar da presença Dele.

    Agradeceria demais se o sr. respondesse esse comentário para nossa edificação.

    OBS:
    1) NÃO EXPUS MINHAS DUAS TEORIAS PARA NÃO O INFLUENCIAR. Após seus comentários, exporei o que passou pelo meu coração sobre as teorias.
    2) iniciando a leitura cronológica e dela toda em 14/05/2020.

    Meu total agradecimento pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz ! Desculpe a demora pela resposta, Adão e Eva foram o unico casal, Gênesis 1 e Gênesis 2 tratam do mesmo assunto e do mesmo casal. Lembrando que a bíblia está fora de ordem cronológica. A Morte de Abel por exemplo ocorre depois Adão e Eva haviam gerado muitos filhos e filhas Gn. 5:1-5. Assim Caim sabendo que alguns de seus irmãos ou sobrinhos poderiam mata-lo temeu e fugiu para a Terra de Node (terra da fuga) area totalmente desabitada e desconhecida e ali funda uma cidade chamada Enoque em homenagem a seu filho.

      Excluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS,
OS COMENTÁRIOS EM "ANÔNIMOS" NÃO SERÃO PUBLICADOS

Postagens mais visitadas deste blog

ADÃO E EVA COMIAM CARNE?

                                       Adão e Eva eram carnívoros? O que eles comiam? Com quem os Homens aprenderam a comer carne? Nos tempos de Adão comiam carne? Quando foi o inicio do consumo de carne? Os animais sempre foram carnívoros?       I.             Adão e Eva eram Carnívoros ou Vegetarianos? A Dieta de Adão e Eva e de seus filhos era baseada de frutas e verduras, legumes, cereais... A Carne de nenhum animal, nem peixes, nem aves, nem repteis... Nenhuma carne estava no cardápio. Definitivamente Adão e Eva não comiam carne. Gn. 1: 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.                        Adão e Eva ofereciam sacrifícios a Deus, como Abel e Caim também, eles viam o fogo sobre o altar. E diante disso o fogo não era estranho e muito menos a produção do fogo. Nada impedia qu

A TERRA DE NODE- ESTUDO BÍBLICO

  Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node. A Palavra ‘ Node’  no hebraico significa “ Exílio”, "Fuga",  pode ser entendida como  “Terra do Exílio”  ou  “Terra da Fuga”,  ou ainda como “ Terra de Peregrinação ”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho. Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.  Saiu Caim da presença de Jeová, e habitou na ter

Atentado Terrorista contra as Torres Gêmeas na Bíblia

  A Profecia mais clara e objetiva talvez seja a descrita pelo profeta Daniel, possivelmente não tenha nada a ver com o atentado terrorista contra as Torres Gêmeas WTC (World Trade Center), mas comparamos aqui algumas semelhanças: Daniel 8: 3  Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último O Carneiro: Estados Unidos da America, símbolo de Poder Os Dois Chifres do Carneiro: As duas Torres Gêmeas, um era mais alto do que o outro? Não! Porém, num deles havia uma antena como se vê nas fotos, esta antena fazia diferença na altura das torres. O WTC, era o símbolo do poderio econômico dos EUA, como uma Torre de Babel Moderna, onde vários grupos de pessoas de várias nações se encontravam e tentavam fazer negócios.   E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres,  ao qual eu tinha visto em pé diante do RIO...(