A Tabela das Nações ou simplesmente Filhos de Noé, é uma extensa lista de descendentes de Noé que aparecem em Gênesis 10, da Bíblia hebraica, o que representa uma etnologia de uma perspectiva Idade do Ferro. O significado de Noé, neste contexto, é que, de acordo com Gênesis, a população da Terra foi completamente destruída durante o Dilúvio por causa da maldade dos seus habitantes, e Noé e sua família foram os únicos sobreviventes de oito para continuar a raça humana. A Visão da história apresentada pela Bíblia, portanto, que todos os seres humanos da Terra são descendentes da Família de Noé, e, assim, relacionados.
A Tábua das Nações[editar | editar código-fonte]
De acordo com Gênesis 10, Noé teve três filhos:
- Sem, antepassado dos povos do Médio;
- Cam, antepassado dos povos do sul e do leste;
- Jafé, antepassado dos povos do norte.
Os nomes desses filhos são pensados para ter um significado relacionado às raízes semitas; Cam significa "quente". Sem significa apenas "nome" ou "fama", "prosperidade". Jafé significa "abrir". A identificação de diversos descendentes da primeira geração é ajudada pela inclusão da segunda, apesar de que várias de suas identificações são menos certas. (A cópia da tabela no livro bíblico de 1 Crônicas, Capítulo 1 [1], tem variações ocasionais na segunda geração, provavelmente causada pela similaridade de letras hebraicas, como Resh e Dalet ). Formas que terminam em ‘’im’’, são plurais, provavelmente indicando os nomes dos povos, e não o nome de uma única pessoa.
Descendentes de Sem[editar | editar código-fonte]
Sem é tradicionalmente considerado o ancestral do povo semita; religiosos judeus e árabes se consideram filhos de Sem através de Arpachade (assim, semitas). Na opinião de alguns estudiosos europeus do século XVII (por exemplo, John Webb), o povo da China e da Índia descendeu dele também. Porém essa afirmação se revelou sem base científica séculos mais tarde.
- Elão, Filho de Sem. Os elamitas chamavam o de Haltamti e tinham um império (capital Susa), no que é agora o Cuzistão, no Irã moderno. Elamita, no entanto, é uma língua não-semítica. Que tem sido controversamente agrupada com as línguas modernas dravídicas, em "Elamo-Dravídicas".
- Assur, Filho de Sem. Os assírios o consideravam o pai-deus Assur, e fundaram uma cidade com esse nome no Rio Tigre. O nome desta cidade serviu de base etimológica para a nação da Síria, séculos mais tarde.
- Arpachade (também dito Arfaxade), filho de Sem. Ele ou seus descendentes imediatos são creditados na tradição judaica com a fundação da cidade de Ur dos Caldeus, possivelmente Urfa, sudeste da Turquia moderna, embora também tenha sido identificada por alguns (após o arqueólogo Wooley) com a cidade Suméria de Ur, a margem sul do Rio Eufrates.
- Lud, filho de Sem. A maioria das autoridades antigas atribuem este nome à Lídia, do leste da Anatólia (na atual Turquia) (Luddu em inscrições assírias de ca. 700 A.C.).
- Arã, filho de Sem. Há referências a uma campanha contra "Arã" tão cedo quanto 2300 A.C. nas inscrições de Naram-Sin. Seus descendentes se estabeleceram na cidade de Harã. Havia um número de lugares chamado Arã, incluindo um lugar em Damasco e outro chamado Arã-Naharaim [2] , ou Arã de dois rios, situado entre os rios Tigre e Eufrates. Há também Arã-Tzova [3], que é mencionado em Salmos 60.
- Uz, filho de Arã. Possivelmente, os antepassados dos nabateus [4], que se estende do sul da Jordânia, até o noroeste da Arábia Saudita, também mencionado no trabalho.
- Hul, filho de Arã. Desconhecido; pode ter uma possível conexão com o lago conhecido como Hula.
- Geter, filho de Arã. Pai de Thamud [5] na tradição árabe.
- Más, filho de Arã. Desconhecido; sugestões incluem Mashu [6], uma região desconhecida dos cedros, mencionada na epopeia de Gilgamesh (possivelmente Líbano), e E-Mash Mash, o principal templo de Nínive na Assíria.
Família de Arpachade (genealogia de Abraão) e linhagem de Joctã[editar | editar código-fonte]
A genealogia, neste ponto, lista de várias gerações de descendentes de Arpachade , por conta de sua ligação com o povo hebreu e no resto do Gênesis:
- Cainan é listado como o filho de Arpachade e irmão de Selá em algumas fontes antigas. O nome é omitido no Texto massorético hebraico da Bíblia Hebraica, mas a Septuaginta Grega e a genealogia de Jesus em Lucas 3:36 inclui o nome.
- Selá (também dito Salah), filho de Arpachade (ou Cainã).
- Eber ou Héber filho de Selá, implicitamente, indicado como o ancestral epônimo dos hebreus.
- Pelegue, filho de Eber. Às vezes, ligado a Phalgu, uma antiga cidade situada onde o Rio Eufrates e Chaboras passam. Na tabela, é dito que a terra foi dividida nos dias de Pelege. A divisão tripla entre Cam, Sem e Jafé anterior ao incidente da Torre de Babel, é elaborado em algumas fontes antigas; outros assumem que a 'divisão' ocorreu imediatamente após ele, com a dispersão das nações.
- Joctã, filho de Eber. Às vezes, identificado com Jectan, uma antiga cidade perto de Meca. Considerado como Qahtan, por ser o antepassado dos "árabes".
- Eber ou Héber filho de Selá, implicitamente, indicado como o ancestral epônimo dos hebreus.
Filhos de Joctã
- Almodá, filho de Joctã. "Segundo o Easton's Bible Dictionary" (Dicionário Bíblico Easton’s), “Almodá” significa "incomensurável", no entanto, também tem sido traduzida como "não se mede", "medidor", "medida de Deus", "o amado", ou "Deus é amado", "Deus é amor", e "Deus é um amigo".
- Selefe, filho de Joctã. Selefe significa "desenho para fora" ou "que tira" (Dicionário da Bíblia de Hitchcock).
- Hazarmavé, filho de Joctã. Hazarmave, transcrito Hazarmaueth, significa "morada da morte" (Dicionário da Bíblia de Hitchcock).
- Jerá, filho de Joctã.
- Hadorão, filho de Joctã. De acordo com notas Rabino Aryeh Kaplan [7]: "Hadorão: Alguns interpretam isso como denotando " o sul ".
- Uzal, filho de Joctã.
- Dicla, filho de Joctã.
- Obal, filho de Joctã.
- Abimael, filho de Joctã. Abimael significa que meu pai é Deus.
- Sebá, filho de Joctã.
- Ofir, filho de Joctã. Ofir significa “Homem de ouro”
- Havilá, filho de Joctã. Literalmente, significa “trecho de areia”
- Jobabe, filho de Joctã.
Descendentes de Cam[editar | editar código-fonte]
- Cuxe, filho de Cam. O Reino de Cuxe, ao sul do Egito é conhecido, pelo menos, 1970 a.C., mas este nome também tem sido associado por alguns com os Cassitas que habitavam a região da Mesopotâmia cordilheira de Zagros [8], a cidade Suméria de Kish.
- Seba, filho de Cuxe. Tem sido relacionado com o Iêmen e a Eritreia, com muita confusão com Sheba abaixo. (A divisão "xibolete" entre os Sabeus em Sabá e Seba é reconhecido em outros lugares, por exemplo, no Salmo 72, levando pesquisadores a suspeitar que esta não seja uma duplicação errada de mesmo nome, mas uma verdadeira divisão histórica. O significado dessa divisão ainda não está completamente esclarecido, embora ele possa simplesmente refletir que cada um foi para um lado do mar
- Havilá, filho de Cuxe. Geralmente considerado como uma parte da Península Arábica, perto do Mar Vermelho.
- Sabtá, filho de Cuxe. Às vezes, relacionados com hadramitas (sua antiga capital sendo Saubata) no Iémen Oriental.
- Raamá, filho de Cuxe. Tem sido relacionado com Ramanitas mencionado por Estrabão no sudoeste da Península Arábica, e com uma cidade árabe de Regmah na cabeça do Golfo Pérsico.
- Sebá, filho de Raamá. Tem sido relacionado com os sabeus e os povos de ambos os lados da parte mais estreita do Mar Vermelho, em ambos os sítios de Iémen do Sul / Saudita e Eritreia / Etiópia / Somália.
- Dedã, filho de Raamá. Aparentemente, uma região da província Tabuk da Arábia Saudita.
- Sabtecá, filho de Cuxe. Possivelmente Sabaiticum Óstio, sabeus que vivem em torno de um porto específico na Eritreia.
- Ninrode, filho de Cuxe, também identificado como um poderoso caçador diante de Deus, e fundador da antiga Babel, Acádia , Suméria, as cidades e, possivelmente, na Assíria. O texto hebraico de Gênesis 10:11 levou a uma certa ambiguidade quanto à Assíria.
- Mizraim, filho de Cam . Mizraim é um nome para Alto e Baixo Egito e traduz-se literalmente como Ta-Wy no Antigo Egito ("As Duas Terras"). O objetivo em Mizraim representa o número dual. Falantes da Língua árabe egípcia moderna referem-se a seu país como Misr.
- Ludim, descendentes de Mizraim. Às vezes, considerado um erro de escriba para Líbios, uma referência ao Lebou do Leste da Líbia.
- Anamim, descendentes de Mizraim. Há uma referência em uma inscrição assíria de tempo de Sargão II, Anami, uma tribo localizada em Cirene (cidade), na Líbia.
- Leabim, descendentes de Mizraim. Identificação incerta, possivelmente na Na-Ptah .
- Naftuim, descendentes de Mizraim. Tem sido relacionado com Na-Ptah, a forma egípcia de Mênfis [9].
- Pathrusim, descendentes de Mizraim. Possivelmente relacionados com palavra egípcia Pa-To-Ris significado sulistas .
- Casluim (de quem vieram os filisteus), descendentes de Mizraim.
- Caftorim, descendentes de Mizraim, associada Caftor , provavelmente em Creta, Chipre ou ambos.
- Pute, filho de Cam. Autoridades antigas são bastante universal na identificação de Pute com os líbios (Lebu e Pitu), os primeiros vizinhos do Egito , a oeste. (Embora as teorias mais recentes tenham tentado contato com Phut [10] Fenícia, ou a Terra de Pute, atualmente não identificado).
- Canaã, filho de Cam. Este é conhecido por ser o nome de uma nação e os povos que colonizaram a costa oriental do Mediterrâneo, em que é agora chamado Israel e Líbano.
- Sidom, filho primogênito de Canaã, e o nome de uma das mais antigas cidades-estados na costa fenícia.
- Hete, filho de Canaã, considerado ancestral dos "hititas", um povo de Canaã, possivelmente relacionados com Hatti, uma poderosa entidade na Anatólia (localizada na atual Turquia).
- "O jebuseu", descendentes de Canaã, uma tribo que vivia nos arredores de Jerusalém, que antigamente era conhecida como Jebus, de acordo com o Livro dos Reis.
- "O amorita" descendentes de Canaã, um povo que vive entre os rios Jordão e Eufrates, pelo menos, 2000 a.C., conhecido como Amurru pelos acádios e egípcios.
- "O girgaseu", descendentes de Canaã, conhecida pelos egípcios como Kirkash .
- "O heveus", descendentes de Canaã
- "O arqueu", descendentes de Canaã, provavelmente, cidade-estado de Arqa na Fenícia.
- "O Sineus", descendentes de Canaã, possivelmente ligados ao deserto de Sin, ou o rio Sinn na Síria.
- "O arvadeu", descendência de Canaã. Refere-se à cidade-estado fenícia de Arwad.
- "O zemareu", descendentes de Canaã. Refere-se à cidade-estado fenícia de Zemar.
- "O hamateu", descendentes de Canaã. Refere-se à cidade síria de Hamate.
Descendentes de Jafé[editar | editar código-fonte]
- Gomer, filho de Jafé. Geralmente identificados como Gimirru migratórios (cimérios) da Assíria, atestado de cerca de 720 a.C.
- Asquenaz, filho de Gomer. Foi suspeitado de que esse nome surgiu de um erro de impressão em hebraico para "Ashkuz", lendo um nun e um vav. Ashkuz e ishkuz eram nomes utilizados para os citas, que aparecem pela primeira vez nos registros assírios no século VII na região do Cáucaso, e às vezes ocupou vastas áreas da Europa e da Ásia. E, em hebraico medieval, a Alemanha era conhecida como Asquenaz, e é a origem do termo judeus asquenazitas.
- Rifate, filho de Gomer. Muitos possivelmente ancestral dos Celtas. A identificação com Plafagónia da Antiguidade foi proposta.
- Togarma, filho de Gomer. Algumas tradições da Arménia e da Geórgia celebram a descida de Togarma, mais alguns autores tentaram contato com os povos turcos:
- Magogue, filho de Jafé. Este nome aparece nos textos assírios como o Rei Gugu, da Terra do Gugu, e tem seu nome muitas vezes junto à Lídia. É conhecido em textos gregos como Giges ou Gogue. É reivindicado como um ancestral tanto irlandesa e húngara em tradições medievais. Flávio Josefo, seguido por Jerônimo de Estridão e Nênio, torna-o ancestral dos citas, que habitavam o norte do Mar Negro.
- Madai, filho de Jafé. Os medos do Noroeste do Irã aparecem pela primeira vez em inscrições assírias como Amadai em cerca de 844 a.C.
- Javã, filho de Jafé. Esse nome é dito ser conectado com os Jônios, uma das tribos de origem grega.
- Elisá, filho de Javã. As identificações foram propostos com vários povos do mar Egeu, como Elisá, noroeste do Peloponeso, ou de Phthia Ellis.
- Társis (Tarshishah em Chronicles), filho de Javã. Possui diversas relações com Tarso, na Anatólia, ou Tartessus no sul da Espanha.
- Quitim, filho de Javã. Geralmente relacionado com Kition em Chipre, mas o nome aparece em outros textos, com uma variedade de interpretações.
- Dodanim, filho de Javã. Geralmente relacionadas com ilha de Rodes, Egeu grande perto da costa da Ásia Menor.
Nota: o grego Septuaginta (LXX), do Gênesis inclui um filho adicional de Jafé, "Elisa", entre Javã e Tubal; no entanto, este nome não é encontrado em nenhuma outra fonte antiga, nem em I Crônicas, e é quase universalmente aceito para ser uma duplicata de Eliseu, filho de Javã. Mas a presença de Elisa (assim como a do filho Cainã de Arfachade) nas contas gregas bíblicas para a enumeração tradicional entre fontes cristãs primitivas de 72 famílias e idiomas, a partir de 72 nomes deste capítulo, ao contrário do 70 nomes, famílias e idiomas normalmente encontrados em fontes judaicas.
- Tubal, filho de Jafé. Ele está conectado com Tabal, um reino da Anatólia, e por meio da antiga tribo dos tibarenos [11] tanto com os iberos do Cáucaso quanto os da Península Ibérica (Espanha e Portugal). No livro dos Jubileus, ele foi doado a três línguas da Europa.
- Meseque, filho de Jafé. Ele é considerado como o epônimo da tribo Mushki da Anatólia. O povo Mushki [12] é, por vezes, considerado um dos ancestrais dos Georgianos, mas também tornou-se conectado com os Povos do Mar que vagueavam no Mar Mediterrâneo. Alguns o consideram o pai de Moscou, combinando seu nome Meseque (Msc) e nome de sua mulher, Kva (Cwa).
- Tiras, filho de Jafé. Este nome é geralmente relacionado com o dos Trácios, um povo antigo, primeiro aparecendo em registros escritos por volta de 700 a.C.. Ele também tem sido associado com alguns dos Povos do Mar, como Tursha e Tyrsenoi, com o rio Tiras (Dniestre) , com os nativos americanos e também com os Trácios, e aparece às vezes com a região da Anatólia de Trôade, datando o último do século XIII a.C..
Referências[editar | editar código-fonte]
- Bíblia Sagrada Edição ARA - Almeida Revista e Atualizada, SBB
2.Mungello, David E. (1989). Curious Land. Jesuit accomodation and the origins of sinology. EUA: University of Hawaii Press. ISBN 0824812190
3.Stabnow, David K. (2006). "Almodad". The Comprehensive Dictionary of English & Hebrew First Names. USA: Jonathan David Company
4.Noorbergen, Rene (2001). Secrets of the Lost Races. New Discoveries of Advanced Technology in Ancient Civilizations. Washington: TEACH Services. ISBN 1572581980
5.Sabbag, David C. (2007). Dicionário Bíblico. [S.l.]: DCL
6.Kolatch, Alfred J. (2002). "Almodad". Ancient Faiths Embodied in Ancient Names Part 1. USA: Kessinger Publishing. pp. 231
7.Inman, Thomas (2006). "Almodad". HCSB Super Giant Print Dictionary and Concordance. London: Broadman & Holman. pp. 201,208
10.Nathaniel West, Roswell Dwight Hitchcock (1870). Hitchcock's. New and Complete Analysis of the Holy Bible. EUA: A.J. Johnson. pp. 201,208
11.Block, Daniel I. (1997). Comment Genesis 10. Estudos Evangélicos no alvorecer da nova história. London: InterVarsity Press
Pt. Jeferson Fabiano. Gostei muito do seu estudo Terra do Node. Porém, para não haver dúvidas em mim, gostaria de perguntar o motivo pelo qual na Bíblia, no versículo 27, do capítulo 1 no livro de Gênesis foi escrito "Assim Deu criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo:
ResponderExcluir- Tenham muitos e muito filhos; espalhem-e por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. (...)"".
Este episódio descrito na Bíblia foi antes de a Bíblia especificar a criação de Adão e Eva no Éden. Portanto, o que significaria este trecho bíblico? Ao meu ver, teria duas explicações, uma condizente com a teoria de Adão e Eva serem de fato único casal, e outra, a segunda, que vai contrariamente às teorias de que Adão e Eva era o único casa.
Mesmo assim, triste saber que Caim escolheu sair da presença do Altíssimo a continuar com Deus, pois, diante da proteção de Deus para com Caim, fica patente que Deus o continuava amando. O que percebo é que Deus só queria demonstrar aos seres humanos que para todo o ato impensado há uma consequência. Esta consequência, especificamente, não significa Deus nos abandonar e nos retirar da presença Dele.
Agradeceria demais se o sr. respondesse esse comentário para nossa edificação.
OBS:
1) NÃO EXPUS MINHAS DUAS TEORIAS PARA NÃO O INFLUENCIAR. Após seus comentários, exporei o que passou pelo meu coração sobre as teorias.
2) iniciando a leitura cronológica e dela toda em 14/05/2020.
Meu total agradecimento pela ajuda.
Graça e Paz ! Desculpe a demora pela resposta, Adão e Eva foram o unico casal, Gênesis 1 e Gênesis 2 tratam do mesmo assunto e do mesmo casal. Lembrando que a bíblia está fora de ordem cronológica. A Morte de Abel por exemplo ocorre depois Adão e Eva haviam gerado muitos filhos e filhas Gn. 5:1-5. Assim Caim sabendo que alguns de seus irmãos ou sobrinhos poderiam mata-lo temeu e fugiu para a Terra de Node (terra da fuga) area totalmente desabitada e desconhecida e ali funda uma cidade chamada Enoque em homenagem a seu filho.
Excluir