Pular para o conteúdo principal

OS CAMITAS E O POVO BANTO - SEGUNDO ESPECIALISTAS

 

Os Camitas e o povo Bantu

 

Extraído do Jornal de Angola, tendo como diretor Victor Silva e Caetano Junior, e com a contribuição de um *Ph.D em Ciências da Educação e Mestre em Relações Interculturais, tendo como título Origem e expansão dos Bantu, datada em 03 de julho de 2009 colhemos as seguintes informações de grande valia para nosso estudo, todas pontuadas para melhor compreensão e aproveitamento.

 

*      Quem são Bantos: É um grupo étnico africano que habitam a região da África ao sul do Deserto do Saara. A maioria dos mais de 300 subgrupos étnicos é formada por agricultores, que vivem também da pesca e da caça. Estes subgrupos possuem em comum a família linguística banta.

 

ü  Temos três famílias linguísticas camita, semita e jafetitas, que ocorreram simultaneamente com o passar dos tempos.

ü  DE Sem procedem os semitas, de Cam os Camitas e Indo europeus,

 

 

*      Região Indo – Gangética

 

Conforme a Wikipédia trata-se da porção oriental da planície onde se encontram as bacias dos rios Ganges (laranja) Bramaputra (Violeta) e Meghna (Verde), envolve o Paquistão, toda região da Índia e boa parte de Bangladesh ao nordeste do subcontinente indiano.  Faz paralelo com o Himalaia ao norte e ao nordeste onde contém vários rios e montanhas com bacias hidrográficas incluindo o rio Indo e abrange ainda o planalto iraniano. Essa planície soma com uma área de 700.000 km² e ao sul com o Planalto Chota Nagpur. Atualmente conta com 900 milhões de pessoas, essa região é um berço de diversos povos e culturas e serviu de cenário para importantes momentos históricos para a humanidade.

 

*      Curiosidade: Quem são os Povos Indo Europeus?

 

Estendendo-se ao norte da Índia, pelo Cáucaso, inclui um amplo grupo de línguas latinas  como o português, o galego, o castelhano, o catalão, o francês, o italiano, o sardo, o romeno…); o grupo de línguas germânicas (como o inglês, o flamengo, o holandês, o alemão, o dinamarquês, o norueguês, o sueco, o islandês…); o grupo de línguas eslavas (como o polaco, o checo, o eslovaco, o esloveno, o servo-croata, o macedónio, o búlgaro, o ucraniano, o russo, o lituano, o letão…); o grupo de línguas celtas (como o galés, o bretão, o gaélico escocês, o gaélico irlandês…), para além ainda do grego e do albanês.

 

De acordo com o dicionário Houaiss da língua portuguesa, são os povos originários de estepes da Ásia Central dos planaltos iranianos (arianos) que se expandiram para Europa, Pérsia e a Península da Índia. Com base no Info-Escola podemos afirmar que os povos Indo Europeus contam com pelo menos duas características, a primeira é a posição geográfica e a segunda é a semelhança dos idiomas. No campo linguístico comunicava-se com os germânicos, os eslavos, latino e gregos e outras línguas asiáticas como sânscritos e iranianos.

Como povo soma-se aos tanto na fala como no parentesco com os indo-ariano, o iraniano, o arménio, o helénico, o ítalo-celta, o germânico e o eslavo.

 

ü Os Semitas antecedem os judeus e os hebreus, geograficamente abrange o Oriente médio, na língua encontra-se a língua acírio, o acádio, o fenício e o árabe.

ü Na Língua dos Camitas encontra-se a língua egípcia primitiva e a maioria das línguas do norte da África, até os aborígenes do arquipélago das Canárias.

ü  Para J. Gunter no seu livro “El Drama da África” acredita que o Bantu é o cruzamento feito há milhares de anos entre camitas e negros.

ü O Investigador senegalês Cheik Anta Diop afirma: “O Egito foi negro até uma fase muito avançada da sua história” e que “existe um parentesco cultural entre o Egito e a África Negra”.

 

*      O Segredo do Ferro e Tubalcaim: Especialistas da Wikipédia acreditam que o fero já era conhecido cerca de 5.000 através de objetos de feitos de ferro como enfeites de siderito (composto de elementos químicos) A Fundição estaria por volta de 3.000 a.C. (Era do Ferro) por volta de 1.200 a.C.

*      A Existência de Tubalcaim coincide com os cálculos dos especialistas que afirmam que a fundição começa por volta de 3.000 a.C.

 

ü Os Camitas e o ferro: Segundo Ki-Zerbo: “As tradições bantu referem-se a uma origem nórdica e a clãs de forjadores que possuíam o segredo do ferro”. Ki-Zerbo admite também que os povos negroides do Sahara, que possivelmente estarão na base da origem e migração dos bantu, tenham adquirido a técnica de forjar o ferro na região de Meroé (Marrocos).

 Coluna] Os afrodescendentes e a religião Bantu · AeP

*      Seriam os Camitas mais habilidosos no oficio com o ferro mais do que os semitas e jafetitas?

 

ü Os Bantus na ´África subsaariana conquistaram algumas vitorias marcantes fazendo uso do ferro, venceram os pigmeus. os Khoï e os San na sua migração para sul. “Atravessaram o Equador e fixaram-se nas savanas a oeste da Tanzânia. Em seguida dividiram-se e seguiram duas direcções diferentes: um grupo, seguindo o curso de Ubangui, atravessou o Zaire, Angola e chegou ao Atlântico; o outro grupo atingiu os Grandes Lagos nos séculos VII ou VIII e rapidamente se espalhou até à África Oriental e Austral. No século VII chegaram ao Zambeze e às costas do Índico. Alguns autores supõem que, só no século X atingiram o Zimbabwe”.

 

ü Ainda de acordo com José Redinha, “no plano cultural expressam, à semelhança dos Ambos e dos Hereros, influências da cultura camita oriental, levada até ao Cunene pelas migrações dos pastores camíticos do nordeste africano. A essa tradição se liga a instituição do ‘gado sagrado’ nela incluída o cortejo do ‘boi sagrado’, tido como reminiscência do culto do boi Ápis dos velhos altares do Nilo, anualmente praticado entre os Nyaneka.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADÃO E EVA COMIAM CARNE?

                                       Adão e Eva eram carnívoros? O que eles comiam? Com quem os Homens aprenderam a comer carne? Nos tempos de Adão comiam carne? Quando foi o inicio do consumo de carne? Os animais sempre foram carnívoros?       I.             Adão e Eva eram Carnívoros ou Vegetarianos? A Dieta de Adão e Eva e de seus filhos era baseada de frutas e verduras, legumes, cereais... A Carne de nenhum animal, nem peixes, nem aves, nem repteis... Nenhuma carne estava no cardápio. Definitivamente Adão e Eva não comiam carne. Gn. 1: 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.                        Adão e Eva ofereciam sacrifícios a Deus, como Abel e Caim também, eles viam o fogo sobre o altar. E diante disso o fogo não era estranho e muito menos a produção do fogo. Nada impedia qu

A TERRA DE NODE- ESTUDO BÍBLICO

  Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node. A Palavra ‘ Node’  no hebraico significa “ Exílio”, "Fuga",  pode ser entendida como  “Terra do Exílio”  ou  “Terra da Fuga”,  ou ainda como “ Terra de Peregrinação ”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho. Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.  Saiu Caim da presença de Jeová, e habitou na ter

Atentado Terrorista contra as Torres Gêmeas na Bíblia

  A Profecia mais clara e objetiva talvez seja a descrita pelo profeta Daniel, possivelmente não tenha nada a ver com o atentado terrorista contra as Torres Gêmeas WTC (World Trade Center), mas comparamos aqui algumas semelhanças: Daniel 8: 3  Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último O Carneiro: Estados Unidos da America, símbolo de Poder Os Dois Chifres do Carneiro: As duas Torres Gêmeas, um era mais alto do que o outro? Não! Porém, num deles havia uma antena como se vê nas fotos, esta antena fazia diferença na altura das torres. O WTC, era o símbolo do poderio econômico dos EUA, como uma Torre de Babel Moderna, onde vários grupos de pessoas de várias nações se encontravam e tentavam fazer negócios.   E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres,  ao qual eu tinha visto em pé diante do RIO...(