Pular para o conteúdo principal

OS CAMITAS E O POVO BANTO - SEGUNDO ESPECIALISTAS

 

Os Camitas e o povo Bantu

 

Extraído do Jornal de Angola, tendo como diretor Victor Silva e Caetano Junior, e com a contribuição de um *Ph.D em Ciências da Educação e Mestre em Relações Interculturais, tendo como título Origem e expansão dos Bantu, datada em 03 de julho de 2009 colhemos as seguintes informações de grande valia para nosso estudo, todas pontuadas para melhor compreensão e aproveitamento.

 

*      Quem são Bantos: É um grupo étnico africano que habitam a região da África ao sul do Deserto do Saara. A maioria dos mais de 300 subgrupos étnicos é formada por agricultores, que vivem também da pesca e da caça. Estes subgrupos possuem em comum a família linguística banta.

 

ü  Temos três famílias linguísticas camita, semita e jafetitas, que ocorreram simultaneamente com o passar dos tempos.

ü  DE Sem procedem os semitas, de Cam os Camitas e Indo europeus,

 

 

*      Região Indo – Gangética

 

Conforme a Wikipédia trata-se da porção oriental da planície onde se encontram as bacias dos rios Ganges (laranja) Bramaputra (Violeta) e Meghna (Verde), envolve o Paquistão, toda região da Índia e boa parte de Bangladesh ao nordeste do subcontinente indiano.  Faz paralelo com o Himalaia ao norte e ao nordeste onde contém vários rios e montanhas com bacias hidrográficas incluindo o rio Indo e abrange ainda o planalto iraniano. Essa planície soma com uma área de 700.000 km² e ao sul com o Planalto Chota Nagpur. Atualmente conta com 900 milhões de pessoas, essa região é um berço de diversos povos e culturas e serviu de cenário para importantes momentos históricos para a humanidade.

 

*      Curiosidade: Quem são os Povos Indo Europeus?

 

Estendendo-se ao norte da Índia, pelo Cáucaso, inclui um amplo grupo de línguas latinas  como o português, o galego, o castelhano, o catalão, o francês, o italiano, o sardo, o romeno…); o grupo de línguas germânicas (como o inglês, o flamengo, o holandês, o alemão, o dinamarquês, o norueguês, o sueco, o islandês…); o grupo de línguas eslavas (como o polaco, o checo, o eslovaco, o esloveno, o servo-croata, o macedónio, o búlgaro, o ucraniano, o russo, o lituano, o letão…); o grupo de línguas celtas (como o galés, o bretão, o gaélico escocês, o gaélico irlandês…), para além ainda do grego e do albanês.

 

De acordo com o dicionário Houaiss da língua portuguesa, são os povos originários de estepes da Ásia Central dos planaltos iranianos (arianos) que se expandiram para Europa, Pérsia e a Península da Índia. Com base no Info-Escola podemos afirmar que os povos Indo Europeus contam com pelo menos duas características, a primeira é a posição geográfica e a segunda é a semelhança dos idiomas. No campo linguístico comunicava-se com os germânicos, os eslavos, latino e gregos e outras línguas asiáticas como sânscritos e iranianos.

Como povo soma-se aos tanto na fala como no parentesco com os indo-ariano, o iraniano, o arménio, o helénico, o ítalo-celta, o germânico e o eslavo.

 

ü Os Semitas antecedem os judeus e os hebreus, geograficamente abrange o Oriente médio, na língua encontra-se a língua acírio, o acádio, o fenício e o árabe.

ü Na Língua dos Camitas encontra-se a língua egípcia primitiva e a maioria das línguas do norte da África, até os aborígenes do arquipélago das Canárias.

ü  Para J. Gunter no seu livro “El Drama da África” acredita que o Bantu é o cruzamento feito há milhares de anos entre camitas e negros.

ü O Investigador senegalês Cheik Anta Diop afirma: “O Egito foi negro até uma fase muito avançada da sua história” e que “existe um parentesco cultural entre o Egito e a África Negra”.

 

*      O Segredo do Ferro e Tubalcaim: Especialistas da Wikipédia acreditam que o fero já era conhecido cerca de 5.000 através de objetos de feitos de ferro como enfeites de siderito (composto de elementos químicos) A Fundição estaria por volta de 3.000 a.C. (Era do Ferro) por volta de 1.200 a.C.

*      A Existência de Tubalcaim coincide com os cálculos dos especialistas que afirmam que a fundição começa por volta de 3.000 a.C.

 

ü Os Camitas e o ferro: Segundo Ki-Zerbo: “As tradições bantu referem-se a uma origem nórdica e a clãs de forjadores que possuíam o segredo do ferro”. Ki-Zerbo admite também que os povos negroides do Sahara, que possivelmente estarão na base da origem e migração dos bantu, tenham adquirido a técnica de forjar o ferro na região de Meroé (Marrocos).

 Coluna] Os afrodescendentes e a religião Bantu · AeP

*      Seriam os Camitas mais habilidosos no oficio com o ferro mais do que os semitas e jafetitas?

 

ü Os Bantus na ´África subsaariana conquistaram algumas vitorias marcantes fazendo uso do ferro, venceram os pigmeus. os Khoï e os San na sua migração para sul. “Atravessaram o Equador e fixaram-se nas savanas a oeste da Tanzânia. Em seguida dividiram-se e seguiram duas direcções diferentes: um grupo, seguindo o curso de Ubangui, atravessou o Zaire, Angola e chegou ao Atlântico; o outro grupo atingiu os Grandes Lagos nos séculos VII ou VIII e rapidamente se espalhou até à África Oriental e Austral. No século VII chegaram ao Zambeze e às costas do Índico. Alguns autores supõem que, só no século X atingiram o Zimbabwe”.

 

ü Ainda de acordo com José Redinha, “no plano cultural expressam, à semelhança dos Ambos e dos Hereros, influências da cultura camita oriental, levada até ao Cunene pelas migrações dos pastores camíticos do nordeste africano. A essa tradição se liga a instituição do ‘gado sagrado’ nela incluída o cortejo do ‘boi sagrado’, tido como reminiscência do culto do boi Ápis dos velhos altares do Nilo, anualmente praticado entre os Nyaneka.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TERRA DE NODE- ESTUDO BÍBLICO

  Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node. A Palavra ‘ Node’  no hebraico significa “ Exílio”, "Fuga",  pode ser entendida como  “Terra do Exílio”  ou  “Terra da Fuga”,  ou ainda como “ Terra de Peregrinação ”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho. Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.  Saiu Caim da presen...

ADÃO E EVA COMIAM CARNE?

                                       Adão e Eva eram carnívoros? O que eles comiam? Com quem os Homens aprenderam a comer carne? Nos tempos de Adão comiam carne? Quando foi o inicio do consumo de carne? Os animais sempre foram carnívoros?       I.             Adão e Eva eram Carnívoros ou Vegetarianos? A Dieta de Adão e Eva e de seus filhos era baseada de frutas e verduras, legumes, cereais... A Carne de nenhum animal, nem peixes, nem aves, nem repteis... Nenhuma carne estava no cardápio. Definitivamente Adão e Eva não comiam carne. Gn. 1: 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que...

Os Seios da Esposa, os Seios da Prostituta e a Bíblia

                                   O que diz a Bíblia Sagrada sobre os Seios Femininos? São cerca de 33 referencias sobre o assunto de modo direto e indireto. Porém, o meu objetivo aqui é destacar as conseqüências que podem ser acarretadas sobre  a questão de apalpa os seios de uma mulher fora do casamento, as bençãos e o prazer que um casal pode receber na fidelidade conjugal e no contato físico com o seio da esposa. Além da vantagem de uma Moça ou Mulher solteira em não deixar alguém apalpar os seios antes do casamento.  1) As Desvantagens para quem Apalpar os Seios da Adultera  e/ou da Prostituta?  Pv. 6: 24  Para te guardarem da mulher má, e das lisonjas da língua da adúltera. 25 Não cobices no teu coração a sua formosura,  nem te deixes prender pelos seus olhares. 26 Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão,  mas a...